Teoria geral da organização Weber
Artigo: Teoria geral da organização Weber. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Taci • 18/6/2013 • Artigo • 396 Palavras (2 Páginas) • 413 Visualizações
A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios — sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento — que balizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.
Cultura Organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas.
Segundo Maria Aparecida Ferreira de Aguiar ( 2005 p.383), “ O Conceito de líder envolve , portanto, a aceitação voluntária de sua autoridade pelos demais membros, assim como o reconhecimento de sua contribuição para o progresso do grupo”.
Medidas punitivas à condutas antiéticas, como advertência verbal ou escrita, suspensão e demissão, podem ser adotadas para salvaguardar a reputação e a imagem da MV e para induzir à prática da ética.
RECOMPENSAS
No cenário em análise podemos identificar, a longo prazo, avaliações de desempenho anual, como um modelo de recompensa. Mediante seu desenvolvimento de competência.
Outro ponto identificado, são os benefícios extendidos à todos os colaboradores, no momento da admissão. São eles:
- Plano de Saúde;
- Vale alimentação ou refeição;
- Auxílio creche;
- Convênios com faculdades e cursos diversos; e
- Convêncios com academias.
A recompensa é contraponto do castigo, contudo tem peso menor que a punição.
Lado positivo e negativo das Punições e Recompensas:
PUNIÇÕES:
Positivo: Indução à prática da ética.
Negativo: Bloqueio/Medo/Falta de liberdade
RECOMPENSAS:
Positivo: Bem-Estar/Menor risco de ausências/Motivação
Negativo: Acomodação/Estagnação
Max Weber
CONCEITO E CARACTERÍSTICAS
Desenvolveu a Teoria Geral da Organização, contribuindo com a teoria da burocracia e as formas de dominação.
Entre as características de Weber, atribui a burocracia moderna figuram “O funcionamento de cargos mediante contratos e tendo como base a aptidão profissional, os vencimentos fixos, as atividades essencialmente profissionais do funcionário e a possibilidade de promoção pelo mérito ou pelo tempo de serviço. Weber levava em conta, também, a configuração interna, incluindo hierarquia, como sistema de subordinação de controle e fiscalização; A competência de cargos, o estabelecimento
...