Teorias cientificas
Por: Rafa Mendes • 15/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 252 Visualizações
Administração cientifica – Taylor
A administração cientifica se baseia nas tarefas dentro de uma organização, procurando usar métodos científicos para aumentar a produção e diminuir os custos de uma empresa usando principalmente a observação e mensuração, com essas observações Taylor percebeu que os operários de comparavam um com o outro, e se sentiam desmotivados quando percebiam que ganhavam um salário igual aos que produziam menos.
Ele também percebeu que alem dessa comparação que existia, os funcionários também diminuíam a produtiva por que colocavam seus interesses pessoais á frente do da empresa, existia muitos processos empíricos que faziam os operários perderem tempo, existia uma falta de conhecimento da gerencia sobre a rotina e tempos da tarefa, não existia uniformidade entre os funcionários e eles acreditavam que se produzissem muito, iriam ser substituídos pelas maquinas.
Taylor chegou a conclusão que para atingir o objetivo ele precisava estabelecer processos padronizados, selecionar operários com as características adequadas para as funções, treinar os operários para executar a tarefa e criar um ambiente de cooperação entre os operários, criando assim a organização racional do trabalho.
A organização racional do trabalho começou a dar ênfase em mudanças que segundo Taylor influenciava na produção dos operários, ela analisa os tempos e movimentos necessários para a produção, os movimentos que cansavam os operários e como diminuí-lo, a divisão e especialização dos operários, desenhos de cargos e tarefas, e incentivos para os funcionários que produzissem mais, o ambiente em que o operário trabalhava.
A teoria cientifica se baseia muito nas tarefas e pouco nas pessoas, isso fez com que ela recebe-se algumas criticas, entre elas estão: A falta de liberdade entre os operários, o excesso de movimentos repetitivos, a falta de conhecimento dos grupos informais, o fato dela enxergam um homem como um ser que só gosta de dinheiro e a limitação de campo, pois ela só pode ser utilizada em industrias. Todas essas criticas apontam aspectos que atrapalham na produção e desenvolvimento de um industria, fazendo com que a teoria cientifica não seja tão boa como poderia ser.
Henry Ford utilizou e divulgou a administração cientifica, e foi o percursos da produção em massa, baseando-se na teoria cientifica criada por Taylor, Ford adotou três princípios para melhorar sua produção que são:
-Principio da intensificação: Que buscava diminuir ao Maximo o tempo que existia entre a matéria prima e produto final.
-Principio da Economicidade: Que buscava reduzir a sua mercadoria parada, e vende-la o mais rápido possível, para que recebe-se antes mesmo de pagar pela matéria prima ultilizada.
-Principio de Produtividade: Aumentar ao Maximo a produção.
Teoria clássica - Fayol
A teórica clássica por sua vez foca principalmente na visão da gerencia, tendo assim um conceito de cima para baixo das entidades, diferente da teoria Cientifica ela visa a estrutura que a organização precisa ter para ser eficiente. Fayol idealizou funções que todo administrador deve saber para uma gestão adequada, são elas: Funções Técnicas, Comerciais, Contábeis, Financeiras e Segurança, que juntas coordenam e administram as demais áreas da empresa.
A partir das funções idealizadas Fayol criou 14 princípios básicos que segundo ele serve para auxiliar na administração.
1. Divisão do Trabalho: As pessoas mais especializadas e mais eficientes para executar seu trabalho. Este princípio é muito claro na linha de montagem moderna.
2. Autoridade: Os gestores precisam dar ordens para fazer as coisas. Enquanto a autoridade formal dá-lhes o direito de governar, os gestores nem sempre consegue a obediência, a menos que tenham autoridade pessoal (liderança).
3. Disciplina: Os membros de uma organização devem seguir as regras e convenções que governam a sociedade. Este será o resultado de uma boa liderança em todos os níveis, modalidades de equidade (tais acordos para premiar o desempenho superior) e as sanções por infrações, aplicadas de forma justa.
4. Unidade de Gestão: As operações que têm o mesmo objetivo devem ser abordadas por um único gestor e usar um único plano.
5. Unidade de Controle: Cada funcionário deve ser instruído sobre uma determinada operação, apenas uma pessoa.
...