Teste de demosntração contabeis
Por: richardmangueira • 7/5/2015 • Projeto de pesquisa • 822 Palavras (4 Páginas) • 152 Visualizações
Demonstrações contábeis são relatórios formulados a partir dos registros e documentos que compõem todo o sistema contábil de qualquer tipo de entidade em um determinado período. Portando a forma de estruturação das demonstrações contábeis são de grande importância para que as informações nelas contidas sejam transmitidas adequadamente.
Essas demonstrações tem a finalidade de fornecer a situação real do patrimônio da empresa, auxiliando os usuários para tomadas de decisões.
Para o processo de analise das demonstrações contábeis é necessário conhecer a empresa e suas características nos ramos de atividade; essa analise geralmente mostra os pontos fracos e fortes de seu sistema operacional e financeiro.
O artigo 176 da lei nº 6.404/76 prevê que as demonstrações contábeis são formadas por: balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, a demonstração das origens e aplicação dos recursos, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração de fluxo de caixa e a demonstração do valor adicionado (DVA).
No processo de avaliação, as notas explicativas que acompanham os balanços podem ser consideradas, assim como os pareceres da auditoria.
Os administradores deverão prestar contas perante aos acionistas, comunidade em geral e ao governo segundo a lei 6.404/76 referente aos aspectos públicos que são de responsabilidade da empresa.
A Lei da maior ênfase na analise ao Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício pois tais demonstrativos mostram de forma objetiva a real situação econômica e financeira da entidade em determinado período.
Segue abaixo os relatórios que formam a Demonstração Contábil:
- Balanço Patrimonial: Um relatório exigido por lei e é a principal demonstração financeira de uma entidade; ele mostra como realmente está o Patrimônio da empresa em determinado período de tempo.
Nele é apresentado os bens, direitos, as obrigações e a participação dos acionistas; apresentando de forma detalhada o que faz parte do patrimônio e quanto se tem em cada um.
- Demonstração do Resultado do Exercício: o DRE é um relatório que apresenta a gestão econômica e financeira da entidade, neles são apresentados os custos, as receitas, despesas, perdas e ganhos obtidos em determinado período de tempo. Ele é apresentado de forma vertical, da receita subtraem os custos e as despesas de modo que fique em evidencia o lucro ou prejuízo obtido pela empresa.
- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados: é um relatório contábil que evidencia e explica as modificações para mais ou menos no saldo da conta lucros e prejuízos acumulados.
Na lei 6.404/76 as sociedades limitadas são obrigadas a divulgar esse relatório, porém ele poder ser substituído pelo relatório Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL).
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: pela resolução nº 1.185/09, do CFC, a DMPL passou a ser uma das demonstrações obrigatória a sua divulgação. Ele é de grande importância, pois relata toda a movimentação ocorrida no Patrimônio Líquido em um determinado período de tempo.
- Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos: é um relatório contábil que indica as modificações na posição financeira da entidade, permite identificar os fluxos financeiros que aumentam ou reduzem o capital circulante líquido indicando suas origens e aplicações.
- Demonstração de Fluxo de Caixa: indica quais foram a entrada e saída de dinheiro no caixa durante o período e o resultado desse fluxo, as empresas vem publicando, mesmo não sendo obrigatório por lei, com o objetivo de mostrar a disponibilidade imediata de recursos.
- Demonstração do Valor Adicionado: é o relatório que evidencia de forma sintética a formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período de tempo.
- Notas Explicativas: as demonstrações contábeis deverão ser complementadas pelas notas explicativas necessárias para um melhor esclarecimento da situação Patrimonial. As notas deverão conter informações mínimas. Informações adicionais poderão ser exigidas pela Legislação.
A norma internacional IAS 1 considera as demonstrações contábeis como uma representação estruturada da posição e do desempenho financeiro de uma entidade. Elas devem especificar a natureza, a Entidade e a data e/ou período a qual se referem; deverão ser elaboradas por um profissional registrado no CRC, e o mesmo deverá respeitar e seguir as normas e procedimentos determinados pelo CFC.
Conforme o artigo 176 da lei 6.404/76 as Demonstrações Contábeis serão:
§ 1º As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.
...