Text tecnico LOGISTICA INTEGRADA
Por: Heloisa Bezerra • 31/3/2015 • Resenha • 591 Palavras (3 Páginas) • 589 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
HELOISA BEZERRA - 20374609
TEXTO TÉCNICO
ESTOQUE DE SEGURANÇA
São Paulo
2014
Introdução
O estoque dentro de organizações, tanto nas indústrias quanto nas empresas de varejo, são muitas vezes fundamentais para o atendimento às necessidades de seus clientes. No mercado de varejo, é preciso que se mantenha um bom estoque dos produtos finais para que possa atender aos pedidos feitos pelos clientes. Já na indústria, o estoque necessário será o de matéria-prima, para que não encontre falta de produto no meio do processo de produção.
Apesar da necessidade de manter um estoque constante, as organizações têm consciência de que o estoque não deverá ser maior do que o calculado para reposição, ou seja, não deverá ser maior do que a estimativa de vendas ou utilização na produção. Caso o estoque seja maior, isso poderá acarretar em prejuízos para a empresa.
Porém, apesar do cálculo para reposição do estoque, as empresas também precisam estar cientes de que, a demanda poderá flutuar e possivelmente alterar de um período para o outro, assim que algumas sobras e perdas de material no momento da produção. É por esse motivo que as organizações mantêm um estoque de segurança, evitando possíveis atrasos na produção ou entrega do produto, e também evetuais faltas de material na linha de produção. O estoque de segurança é por muitas vezes fundamental e muito benéfico para a empresa, porém ele poderá esconder alguns riscos que deverão ser considerados.
Descrição
Para uma decisão adequada do estoque é necessário conhecer fatores como o estoque atual, a estimativa da demanda, e o estoque final desejado. E cima desses dados pode-se fazer a análise e determinação do estoque de segurança. Apesar dos cálculos e análises minunciosas, o risco é eminente e é preciso ser levado em consideração. No modelo do “lote padrão”, ele encontra-se após a emissão do pedido. E o no modelo do “intervalo padrão”, ele está entre o intervalo dos pedidos.
Para que o estoque de segurança seja o mais confiável possível, evitando gastos desnecessários e prejuízos, existem três opções de modelos, que são:
- Estoque de segurança com consumo variável e tempo de atendimento constante: o consumo sendo varíavel poderá aproximar-se de uma distribuição estatística, Normal ou Poisson, ou até mesmo de uma Exponencial Negativa. O tempo de atendimento constante nos auxiliará na determinação do estoque de segurança, que deverá ser em função do estoque inicial, levando em consideração o desvio padrão e o coeficiente da distribuição normal.
- Estoque de segurança com consumo constante e tempo de atendimento variável: nesse caso, o consumo permaneceria constante e tomaríamos como base o tempo de atendimento variável. Dessa maneira, poderemos verificar o tempo de atendimento (TA) limite para que o estoque de segurança seja o suficiente para atendimento do consumo constante. Caso o tempo de atendimento ultrapasse o limite, não será possível o atendimento.
Conclusão
Portanto, independente do modelo utilizado para o estoque de segurança, ele deverá ser cuidadosamente calculado. Estoque acima do necessário representará gastos desnecessários, pois produto parado é sinônimo de custos. Da mesma forma que irá gerar custos com material parado, a falta dele caso o estoque de segurança não seja analisado adequadamente, poderá acarretar na falta de atendimento do pedido, possivelmente perder o cliente e consequentemente um prejuízo para a empresa.
Referências Bibliográficas
...