Texto Sobre Brumadinho
Por: Uniq G.O semana Mossoró • 1/9/2019 • Relatório de pesquisa • 459 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
"Análise das substâncias tóxicas presentes nos rejeitos da Barragem de Brumadinho/MG"
No último dia 25 de janeiro do corrente ano, houve um rompimento da Barragem de rejeitos da Mineradora Vale, barragem essa classificada com “baixo risco” e “alto potencial de dano”, localizada no Córrego do Feijão na cidade de Brumadinho-MG.
O rompimento resultou em um desastre ambiental e industrial sem precedentes no Brasil, mas principalmente, gerou um desastre humanitário, com cerca de 190 mortos encontrados e identificados e 115 pessoas ainda desaparecidas.
A barragem continha os rejeitos da mineração realizada na região. Tais rejeitos contém cerca de 13 elementos químicos, dentre eles níquel, magnésio e cádmio, que são altamente prejudiciais à saúde a médio e longo prazo. Esse tipo de barragem antiga como a da Vale em Brumadinho contém também óxido de ferro, amônia, sílica e argila, e pode conter outros elementos altamente tóxicos como mercúrio e arsênio, elevando o nível de gravidade do impacto sobre a população da região.
A forma de contato das pessoas com os rejeitos pode ser das mais diversas possíveis, uma vez que esses chegam aos rios da região, podendo assim, contaminar a fauna e a flora, e eventualmente afetar a cadeia alimentar.
Para os humanos os riscos são, principalmente, o consumo de peixes que tenham tido contato com os resíduos e rejeitos acumulados no fundo dos rios.
Assim, para que haja um controle sobre o impacto, a qualidade da água dos rios e dos peixes precisam ser monitorados e a população da região precisa ser acompanhada, tendo em vista que os efeitos podem ser os mais nocivos possíveis, como o aparecimento de casos de câncer e de doenças autoimunes, além de outras doenças, como doenças de pele, por exemplo.
Outras formas de contato e contaminação das pessoas são através da ingestão de água contaminada, através do contato com o principal rio da região, uma vez que é através dele que há abastecimento de água para boa parte da população. Além disso, tem a população ribeirinha que se alimenta exclusivamente dos alimentos que produzem.
Outra forma de contaminação é pelo ar, o contato com a poeira contaminada pelos rejeitos podem trazer diversos males, como problemas respiratórios para as pessoas.
Em relação ao meio ambiente os impactos são ainda incalculáveis uma vez que a destruição causada pela força da lama é avassaladora, além do impacto dos produtos químicos sobre a fauna e flora, afetando assim, o ecossistema da região.
Assim a tragédia da Mineradora Vale em Brumadinho-MG se caracteriza por impactos sem precedentes sobre a vida humana e animal. Devendo ser fonte de controle, estudo e análise pelas próximas décadas de modo a identificar os impactos causados que ainda não são possíveis de serem contabilizados e qual a profundidade desses impactos na região.
Charles Miller de Góis Oliveira.
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.
...