Trabalho 1 semestre
Por: AlesonCoelho • 2/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.952 Palavras (8 Páginas) • 240 Visualizações
ANÁLISE DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Aleson Abel Almeida Coelho
CONTAGEM
2016
ALESON ABEL ALMEIDA COELHO
ANÁLISE DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso de Administração – 2° período da Faculdade Unopar, como requisito básico para a aprovação nas disciplinas do semestre.
Orientadora: Renata dos Santos Castro
CONTAGEM
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4
2 ECONOMIA......................................................................................................5
3 CONCORRÊNCIA PERFEITA.........................................................................6
4 MERCADO.......................................................................................................6
5 MÉTODOS.......................................................................................................8
6 CONCORRÊNCIA............................................................................................9
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................10
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................11
1 INTRODUÇÃO
O trabalho alimenta o desejo de um texto dissertativo a cerca do tema análise de mercado do setor supermercadista, antes de abordar o assunto, é preciso estabelecer alguns conceitos básicos para ser prestado o máximo de informações. Inicialmente conceitua-se mercado como sendo o local possuidor de oferta e demanda, para constituir transações comerciais, consentindo que se articule um mecanismo de oferta e procura para determinados bens e serviços. Conforme mostram avaliados como fatores para estruturação de mercado a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção.
2 ECONOMIA
Economia é a ciência social aplicada que estuda como o indivíduo e a sociedade alocam os recursos escassos para melhor atender as necessidades humanas dividida em: Economia Descritiva, Teoria Econômica e Economia Aplicada.
O texto irá se ater a exploração da Teoria Econômica em razão da mesma tratar das questões da Microeconomia e Macroeconomia que são objetos de investigação da produção textual. De forma simplista pode ser colocado que a diferença entre microeconomia de macroeconomia, perpassa pelo ponto que a microeconomia preocupa-se com o particular, com o individual, enquanto que a macroeconomia preocupa-se com o todo, com o geral.
Segundo conceitos contidos no Portal da Administração, conceitua-se microeconomia e macroeconomia da seguinte forma: [Fonte Portal Educação - Cursos Online: Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/49223/conceitos-basicos-de-micro#ixzz3GY8lFq4c. Acesso em 07 julho. 2016] Microeconomia trata do comportamento das empresas, famílias, indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores ( demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, monopsônios e concorrência. Também é denominada como Teoria dos Preços.
Macroeconomia estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores.
Um dado de extrema relevância concernente à estrutura de mercado é que as relações entre compradores e vendedores seguem arquétipos diferenciados, dependendo do tamanho do mercado atuante, bem como do número de agentes econômicos (vendedores e compradores) que nele trabalha, e até mesmo do tipo de produto comercializado. A forma de determinação dos preços também sofre variação de acordo com as características de cada mercado. Essas características permitem diferenciar quatro estruturas básicas de mercado:
3 CONCORRÊNCIA PERFEITA
Concorrência perfeita – Mercado que constitui o preço do produto, eliminando toda e qualquer possível exploração do consumidor, fazendo com que os preços sejam “justos”. O produtor, não tem o poder de alterar o preço do produto.
Monopólio
...