Análise Econômico-Financeira de uma Empresa
Trabalho acadêmico: Análise Econômico-Financeira de uma Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rmillerspfc • 3/6/2013 • Trabalho acadêmico • 1.912 Palavras (8 Páginas) • 841 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Gestão de Finanças I
“Análise Econômico-Financeira de uma Empresa”
Grupo Empresarial
Guararapes
Pedro Aranha
Rafael Miller
Andre Costa
Turma
Índice
A Empresa ................................................................ 3
Análise Vertical e Horizontal ..................................... 7
Índices Econômicos – financeiros ............................. 12
Análise ....................................................................... 16
Outras Demonstrações .............................................
Conclusão .................................................................
Dados da empresa
Denominação jurídica: A GUARARAPES CONFECÇÔES S.A.
Nomes-fantasia associados: Riachuelo S.A, Midway financeira.
Empresa de capital: Aberto
Atividade da empresa: Indústria e comércio prioritariamente, mas possui também serviços financeiros.
Contexto operacional:
• Indústria têxtil em geral;
• Indústria de confecções de roupas e de tecidos em geral, sua comercialização por atacado e a varejo, e exportação;
• Importação e comercialização, por atacado, de confecções e tecidos, produtos de perfumaria e esportivos, calçados, roupas de cama, mesa, banho e cozinha, brinquedos, relógios e cronômetros, artigos para fumantes e material de acampamento.
• Serviços de comunicação, publicidade e propaganda;
• Serviços de criação e confecção de artigos do vestuário em geral e de cama, mesa, banho e cozinha.
Sede central no Brasil: Sede no distrito industrial de Natal – Rio Grande do Norte
‘
Grupo Guararapes
A história da Guararapes teve início em 1947, quando Nevaldo Rocha abriu sua primeira loja de roupas chamada "A Capital", em Natal (RN). Quatro anos depois, a empresa implantou uma pequena confecção em Recife (PE) e adquiriu vários pontos de venda, em um momento em que o mercado de roupas no nordeste começava a se desenvolver.
Em outubro de 1956, os irmãos Nevaldo e Newton Rocha fundaram a Guararapes, em Recife (PE). Dois anos depois, sua matriz foi transferida para Natal (RN), com a inauguração de sua primeira fábrica, com 2.500m² de área construída e onde se mantém até os dias de hoje.
No início da década de 1970, o capital da empresa foi aberto e, em 1976, foram construídas as fábricas de Fortaleza (CE), hoje com 60.000m² e de Mossoró (RN), com 9.800m² de área construída. Nesse mesmo ano foi criada a cadeia de lojas Super G.
Em 1979, a Guararapes adquiriu as cadeias de lojas Riachuelo e Wolens, expandindo sua atuação para o varejo têxtil, área responsável pelo maior crescimento do grupo atualmente. Desde o início, o objetivo do grupo Guararapes é comercializar produtos de alta qualidade a preços baixos, sempre buscando satisfazer e agregar valor a seus clientes, objetivo inalterado até os dias de hoje. Nesse mesmo ano, foi inaugurada a Guararapes Têxtil em Natal (RN), com 40.000 m² de área construída.
Idealizada por Flávio Rocha, em 1982, foi lançada a marca Pool, grife que sempre se manteve conectada com os jovens e foi ícone de moda nos anos 80, além de ter sido a principal patrocinadora do piloto Ayrton Senna no início de sua carreira, quando ele competia nas categorias Kart e Fórmula-3.
Hoje, a marca se multiplicou para atingir mais de um segmento. Para o público jovem feminino: Pool Atitude, Pool Trendy e Pool Glam. Para o público jovem masculino: Pool College, Pool Atitude e Pool Black. Para o adulto masculino: Pool Originals, Pool Work e Pool Casual.
Em 1997, a unidade fabril de Natal (RN) foi transferida e ampliada para o distrito industrial de Extremoz (RN), hoje com área construída de 150.000 m², responsável pela produção da malharia do grupo e por parte da camisaria, enquanto as três unidades fabris de Fortaleza (CE) produzem tecido plano (sarja, jeans e camisaria).
O grupo vem investindo em pesquisa, criação, desenvolvimento e no processo de distribuição para aperfeiçoar sua operação e intensificar a elaboração do modelo integrado, a fim de aperfeiçoar seu timing entre o desenvolvimento do produto e sua entrega nas lojas. Para isso, conta com dois grandes centros de distribuição, um em Extremoz (RN), inaugurado em 2000, com 55.000 m² e outro, inaugurado em 2002, em Guarulhos (SP), com 86.000 m² que, junto com a Transportadora Casa Verde são responsáveis pela logística do grupo.
Hoje o grupo Guararapes é um exemplo de estabilidade e solidez no mercado. Representa a maior confecção de vestuário da América Latina, com uma produção de quase 200.000 peças por dia, que são totalmente comercializadas pela Riachuelo. Além da Riachuelo, o grupo é proprietário do Shopping Midway Mall, inaugurado em abril de 2005 em Natal (RN) e da Midway Financeira.
ANALISE HORIZONTAL DO Balanço Patrimonial de Guararapes Confecções S/A
Valores em R$ Mil 12/2012
Var% 12/2011
Var% 12/2010
Var%
Ativo
Ativo Total 2.842.644 100 % 2.523.229 89 % 2.258.062 79 %
Ativo Circulante 601.455 100 % 604.392 100 % 561.517 93 %
Ativo Não Circulante 2.241.189 100 % 1.918.837 86 % 1.696.545 76 %
...