Trabalho Individual Entrosmento Dourado
Por: marcospaulo123s • 24/5/2022 • Trabalho acadêmico • 497 Palavras (2 Páginas) • 98 Visualizações
Estudo de Caso 2 – Livro Robbins pag. 291
Entrosamento Dourado
Apesar do futebol ser considerado a paixão nacional, o Brasil também possui uma longa história de amor com outro esporte: o voleibol. Desde a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, a seleção masculina de vôlei tornou-se um dos símbolos esportivos do país ao redor do mundo. Depois de ótimos bons resultados por vários anos, porém, a seleção ficou um longo período sem ganhar títulos importantes. Após uma campanha ruim em Sidney-2000, a Confederação Brasileira de Vôlei( CBV) entendeu que era o momento de fazr uma reformulação radical no time.
Ao final daquele ano, o técnico Bernardinho, que havia feito um excelente trabalho na seleção feminina durante a década de 1990, assumiu o comando da equipe masculina e conduziu uma drástica mudança. Um novo grupo começou a ser formado, mesclando a experiência de alguns atletas, como o atacante Giba e o levantador Maurício, e a disposição de novos jogadores, como o atacante André Nascimento e o líbero Serginho. O objetivo da reestruturação era obter uma boa colocação nas Olimpíadas de Atenas-2004. Com um arotina de treinamentos duros e um estilo de liderança diferenciado por parte de Berardinho, o grupo começou a ganhar força e entrosamento. Paralelamente, foram surgindo líderes no time, como o levantador Maurício e o atacante Nalbert, o que colaborou para a maior coesão dos atletas.
Os bons resultados vieram em sequência, vencendo Ligas Mundiais e culminando com o título de bicampeão olímpico em Atenas. Durante esse período, alguns jogadores foram sendo incluídos no elenco, como Anderson (atacante) e Bruninho, filho do técnico Bernardinho. Outros se aposentaram, mas isso não afetou o rendimento do time, visto que a base principal foi sempre mantida nos momentos de renovação.
Após mais um ano difícil em 2008, com derrotas nas Olimpíadas e na Liga Mundial disputada no Rio de Janeiro, outra renovação chegou em 2009, tendo o Brasil sagrado-se octacampeão da Liga diante da Sérvia, na casa do adversário.
Graças a qualidade técnica e a experiência dos jogadores, à liderança de Bernardinho, à manutenção de uma base e à constante renovação da equipe, feita de forma planejada, a seleção brasileira dos anos 2000 consolidou-se como o time mais vencedor da história do voleibol mundial.
QUESTÔES
- Identifique no caso lido as fases de formação e tormenta no processo de renovação da seleção masculina de voleibol comandada por Bernardinho.
- O que caracteriza a fase de normatização no processo de desenvolvimento de uma equipe esportiva? Utilizar o caso para dar alguns exemplos.
- A renovação é fundamental para manter uma equipe no topo, visto que a eterna permanência dos membros é inviável. Como Bernardinho conseguiu manter o entrosamento do grupo, garantindo que ele permanecesse no estágio de desempenho enquanto promovia a renovação da seleção?
- Você consegue identificar um potencial conflito de papéis durante o período de Bernardinho a frente da seleção? Qual seria esse conflito e na sua opinião, como ele evitou que ele acontecesse ou trouxesse consequências indesejadas para o time?
...