Trabalho Microeconomia Na Administração
Por: glgduart • 3/3/2021 • Monografia • 600 Palavras (3 Páginas) • 310 Visualizações
Microeconomia
Giovanni Lippo Gomes Duarte
Economia Centro – 20.1
Em primeira análise, cabe a explicação de cada conceito que irá ser trabalhado e como isso a adaptação de como será aplicado nos casos.
Oferta e Demanda são conceitos básicos e importantes dentro do estudo da microeconomia, visto que o conjunto de suas ações ditam o fluxo circular de renda.
Em suma, a oferta é o quanto de produto é disponibilizado para venda, desse modo a demanda é a vontade e disponibilidade financeira dos consumidores em querer comprar esse produto.
Outrossim, existe uma relação de inversamente proporcional entre a oferta e a demanda, dessa maneira se o preço do produto ofertado for alto a tendência de diminuir a demanda é maior, assim como no caso ao contrário, quanto menor o preço existe a tendência a aumentar a demanda. Por outro lado, se o produto estiver em falta e a demanda for alta por esse produto o preço aumenta para se adequar àqueles que se disponibilizariam a pagar qualquer preço pelo produto.
[pic 1]
- Ponto de equilíbrio: Encontro da oferta e demanda, Lugar onde ambos não querem mudar se mantem em constância, entretanto casos imprevistos tentem a mudar essa condição, como por exemplo a questão mundial do COVID-19
Elasticidade é a alteração em percentual em uma variável dada uma variação percentual de outra, assim elasticidade é sinônimo de sensibilidade, resposta, reação de uma variável, em face de mudanças em outras variáveis.
- Definição matemática: [pic 2]
Ex: [pic 3]
Tipos de bens
Bens livres: São aqueles bens intangíveis, de livre acesso a todos e que não possuem valor.
Ex: o ar, o mar, a luz solar.
Bens econômicos: Diferentemente dos bens livres, estes são aqueles bens úteis que possuem preços, são relativamente escassos e são atribuídos a algum esforço humano.
Os bens econômicos, ou seja, aqueles que possuem um valor ou preço se dividem em:
- Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos.
- Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico.
Os bens materiais podem ser divididos em:
-Bens de consumo: São destinados à satisfação das necessidades humanas, podendo ser duráveis, como no caso de imóveis, ou não-duráveis, como gasolina, alimentos, bebidas.
-Bens de capital: Empregados para provocar o surgimento de novos bens, como no caso de equipamentos, maquinários, instalações, edifícios.
Após analisar os conceitos estudados cabe, portanto, entender e adaptá-los à questão de projetos e leis brasileiras
Projetos de Lei
- PL 9236/17
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na tarde desta quarta-feira (1/04/2020), o projeto de lei que cria uma renda básica emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa, durante a crise provocada pela pandemia da Covid-19.
Nessa questão sob olhar da microeconomia, o auxílio de R$ 600 aos trabalhadores sem renda fixa, em um contexto de pandemia mundial a qual impossibilita o seu trabalho, é uma opção para que esse grupo social mantenha a sua demanda principalmente por bens de consumo, mais especificamente de alimentos. O Governo Brasileiro em partes acertou nessa questão, visto que ele manteve algum nível de dinheiro circulando, estimulando agentes econômicos privados com o auxílio Federal.
...