Trabalho de ADM - Comportamento Organizacional
Por: gilmartobias • 8/5/2015 • Dissertação • 3.382 Palavras (14 Páginas) • 485 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
Administração – Ciências Contábeis
ATPS – Comportamento Organizacional
Andréia Gonçalves Concolato - RA: 8489236301
Ana Cristina Rodrigues - RA: 8487278187
Lucinéia Aparecida dos Santos - RA: 8485148659
Maria Paula Lopes Ferreira da Ponte –RA: 8636266033
Gilmar Tobias – RA: 8483177797
Professora: Marcia Michelotti
Comportamento Organizacional
Santo André, 2 de junho de 2014
ETAPA Nº 1
Passo 3:
O comportamento organizacional define-se como base para que a engrenagem em vários setores da vida (trabalho, família, escola, etc.) ande em harmonia, pois é o estudo do comportamento humano, focando as suas ações e atitudes em vários ambientes, o CO se exemplifica em três palavras:
Explicação: É quando acontece algo, ou se faz algo e a pessoa em questão identifica as causas e razões do que aconteceu.
Previsão: É quando uma pessoa se planeja para o futuro já estabelecendo os resultados que terá.
Controle: Essa é uma das mais complicadas, porém a mais valiosa atitude, o ser humano consegue controlar e monitorar o seu comportamento, onde consequentemente se tem eficácia em tudo aquilo que se faz.
As grandes vantagens de adquirir esse conceito de CO é que a produtividade da empresa aumenta a motivação entre lideres e subordinados, trazendo satisfação ao trabalho, onde funcionários conseguem trabalhar sem se sobrecarregar, estimulando sempre a criatividade e inovação, ajudando a alcançar o equilíbrio pessoal e o profissional também.
A pessoa que segue o conceito CO consegue desmembrar o problema com mais rapidez e com quase 100% de resultados positivos, muitas dessas pessoas conseguem conciliar a vida pessoal com a do trabalho. Essa pessoa também consegue se relacionar com todos os tipos de pessoa, raça, religião, podendo ainda adquirir cultura e grandes experiências com aquelas que se relaciona. Girando então a engrenagem, para que outra engrenagem possa girar e assim sucessivamente.
O conceito de visão sistêmica é quando devemos entender que vivemos em sistemas, onde temos que analisar o problema por partes mais sem perder a visão do todo, mas sempre sabendo que tem problemas que são difíceis de entender quanto mais para se resolver, nós seres humano somos um sistema onde nosso organismo trabalha para um único beneficio (a nossa sobrevivência).
Temos um equilíbrio tridimensional entre corpo, mente e meio-ambiente, ou seja, somos seres biopsicossocial onde temos interligação entre nossas constituições biológicas (física) e psicológicas (mental) e nossa relação permanente com o meio (social). Devemos ter sempre o controle direto e indireto de nossas vidas não permitindo que nada nos controle.
Nos seres humanos somos interdependentes (dependemos sempre do nosso próximo), em qualquer lugar ou situação de nossas vidas vamos precisar de alguém, para que algo que almejamos venha acontecer, nas empresas não é muito diferente é como se fosse a parte interna de um relógio onde todas as suas engrenagens trabalham em um mesmo ritmo e em harmonia.
Nos hoje temos que entender a nossa empresa por partes, mais sempre lembrando que todos devem trabalhar por um mesmo objetivo, possuir visão sistêmica é importante para todos profissionais de uma organização, pois assim eles podem se posicionar na estrutura organizacional e compreende seu papel como membro de uma equipe na execução de suas tarefas dentro da área que atuam.
Isso tudo é fundamental e indispensável, para convivermos em harmonia socialmente, pensar em relações com o meio ambiente, solução de conflitos na empresa em nossas vidas familiares, conseguir filtrar e navegar nos meios sociais de hoje, para se encontrar soluções e não gerar mais dúvidas ou encontrar ainda mais erros, ter um ótimo relacionamento e pensar sempre nos seus efeitos, (como por exemplo relação: profissional VS cliente).
ETAPA Nº 2
Passo 1 : Respostas das questões propostas.
1-No que consiste o conceito de Inovação?
R: O conceito de inovação é bastante variado, dependendo principalmente da sua aplicação. De forma objetiva considera - se que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento no faturamento, acesso a novos mercados, entre outros benefícios. As pessoas frequentemente confundem inovação e processos de inovação com melhoria contínua e processos relacionados a esse tema. Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na estrutura, na participação de mercado e etc.
Segundo Drucker a inovação é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente.
2- Como a personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos?
R: A personalidade interfere de duas maneiras sendo elas positiva ou negativa, no âmbito positivo a facilidade em aceitar um novo conceito e adaptar-se a ele torna eficaz a implantação do mesmo, pois o individuo está disposto a vencer seus paradigmas, quando ele é resistente e preso a sua zona de conforto toda e qualquer implantação será motivo de problema aonde tornara o processo ineficiente e doloroso para o individuo e aos envolvidos que serão sobrecarregados.
3- A motivação está atrelada aos traços de personalidade?
R: Sim. A motivação ela vem de dentro, mais quando não é instigada pelas pessoas ao redor ela acaba morrendo, tem que ter motivação tanto pela parte do funcionário, quanto pela parte do líder (empresa).
Passo 2: Entrevista.
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
Passo 3: Resumo.
Nas organizações a Inovação é como uma alavanca que impulsiona para melhorias, inovar em um produto, serviço ou com uma ideia é uma forma para que ela possa se destacar, conforme algumas das respostas a inovação é vista como um processo de mudanças para que aconteçam melhorias, outros diziam que é a transformação do velho para novo ou que apenas algo diferente, as respostas foram diversas, mas quase todas nesse sentindo, colocando uma limitação para a Inovação.
...