Trabalho de Conclusão de Curso
Por: Fabianoj_br23 • 9/9/2015 • Monografia • 11.402 Palavras (46 Páginas) • 209 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA
SALA DESCENTRALIZADA DE GUARAREMA
TERMINAIS TERRESTRES E OLEODUTOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
GUARAREMA
2014
SALA DESCENTRALIZADA DE GUARAREMA
TERMINAIS TERRESTRES E OLEODUTOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Trabalho de conclusão de curso apresentado a ETEC Presidente Vargas Sala Descentralizada de Guararema, como requisito parcial à obtenção do certificado de conclusão de Técnico em Logística.
Alunos:
GUARAREMA
2014
COMISSÃO EXAMINADORA
COMPONENTES DA BANCA EXAMINADORA | ASSINATURA |
GUARAREMA, ___DE_______________DE 2014
AGRADECIMENTOS
A Deus, que nos fortalece e nos capacita a cada dia.
Aos colegas que colaboraram e se empenharam para que, cada tarefa exigida, fosse concluída com sucesso, contribuindo com boa parte do seu aprendizado, para a conclusão deste trabalho em equipe.
A nossa orientadora, Professora Jéssica Oliveira Corrêa, o nosso muito obrigado pelo tempo e dedicação; ensinando e orientando a realizar corretamente todo o trabalho proposto.
"Eu acredito que o poder de ganhar dinheiro é uma dádiva de Deus.”
(John D Rockefeller)
RESUMO
Os Terminais Terrestres funcionam como entrepostos para os diferentes modais de transportes, garantindo a confiabilidade do abastecimento de petróleo e derivados; biocombustíveis e gás.
O Oleoduto é o meio de transporte preferencial para suprir tanto as refinarias, como os grandes centros consumidores de derivados.
Há dutos internos, ou seja, situados no interior de uma instalação como há também os intermunicipais, interestaduais ou internacionais. Estas tubulações de aço interligam píeres, terminais marítimos e fluviais, campos de produção de petróleo e gás, refinarias, companhias distribuidoras e consumidores. Na maioria são subterrâneos, mas há também os aéreos e os submarinos, situados nas imediações das plataformas de petróleo e dos terminais. Assim sendo, o traçado dessas linhas de dutos podem ser encontrados em áreas urbanas, rurais, passando sob as ruas, avenidas e rodovias; condomínios; fazendas, serras e montanhas, rios, mares e manguezais e uma grande variedade de localidades.
Esta rede de oleodutos que interliga as diversas regiões produtoras de petróleo refinarias, terminais e bases de distribuição, é supervisionada e controlada pelo Centro Nacional de Controle (CNCO), localizado na sede da Companhia, no Rio de Janeiro.
Palavras chaves: Modais; Terminais Terrestres; Transporte; Dutovias; Oleodutos.
RELAÇÃO DE IMAGENS
Figura 1 Mapa de Terminais e Dutos da Transpetro
Figura 2 Terminal de Guararema
Figura 3 Terminal de Barueri
Figura 4 Terminal de Cubatão
Figura 5 Terminal de Guarulhos
Figura 6 Terminal de Paulínia
Figura 7 Terminal de Ribeirão Preto
Figura 8 Terminal de São Caetano do Sul
Figura 9 Linha de Oleoduto em reparo
Figura 10 entenda a oxidação do ferro
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. CONCEITO DE LOGÍSTICA
1.1 Expansão da Logística nos Dias Atuais
1.2 A Logística em nossa Realidade Atual
1.3 Principais Ferramentas da Logística
2. OPORTUNIDADES E TENDÊNCIAS PARA A LOGÍSTICA BRASILEIRA
3. HISTÓRIA DO DUTOVIÁRIO E SEU USO PARA TRANSPORTE DE PETRÓLEO DA TRANSPETRO NO ESTADO DE SÃO PAULO
3.1 Histórico do Transporte Dutoviário
3.2 História de Uso de Dutos para Transporte de Petróleo
4. O PROCESSO DO SISTEMA PETROBRÁS
5. TERMINAIS TERRESTRES DA REGIÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
6. ESTUDO DE CASO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Com o crescimento das cidades houve uma forte necessidade de uma infraestrutura básica para a sobrevivência da população, e uma delas era o contínuo abastecimento de água. O transporte dutoviário surgiu para suprir o abastecimento de água nos grandes centros urbanos. Desta forma, através dos aquedutos, a demanda era atendida para o consumo de água encanada.
O transporte por dutos e tubulações é um tipo de transporte pelo qual o produto, geralmente líquido ou gasoso, desloca de um determinado local para outro por meio de tubulações. A infraestrutura desse sistema é fixa, pode ser instalada sobre o solo, no subsolo e submarina.
Existe uma importância muito grande dos oleodutos e terminais, pois são através desses dutos que são transportados petróleos e gases das plataformas e navios até as refinarias e os petróleos são refinados e os gases são processados com a finalidade de se transformarem nos mais variados tipos de produtos químicos e depois de refinados voltam aos dutos para serem novamente transportados para os terminais onde são estocados até serem novamente transportados pelos dutos para entrega aos clientes.
...