Trabalho em Grupo TG
Por: Monica Viegas • 21/5/2016 • Trabalho acadêmico • 370 Palavras (2 Páginas) • 1.568 Visualizações
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
INTERATIVA
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s): MONICA SILVA VIEGAS RA: 1506827
POLO GUARAPIRANGA
2016
Trabalho em grupo: Professora Bernadete Lenza- administração.
Leia o texto a seguir, retirado da revista Exame e, com base em reflexões sobre o que foi discutido na unidade I e na unidade II, discutam em grupo qual a participação e a situação atual da mulher no mercado de trabalho.
Pergunta: Qual a participação e a situação atual da mulher no mercado de trabalho?
É sabido que desde o começo do século, o homem é o que provia o sustento do lar e dominava o campo de trabalho em sua total abrangência, cabendo á mulher apenas o papel de esposa, cuidando da casa e dos filhos.
Naquela época, quando a mulher ficava viúva e precisava prover sustento para sua família, a única forma de ganhar algum dinheiro era usando o que sabia fazer de melhor que eram os serviços domésticos, usando de suas habilidades para fazer doces, bordados, tecer, entre outros serviços, para ganhar algum dinheiro, apesar de todo esforço esse serviço era pouco valorizado e mal vista pela sociedade.
Infelizmente a discriminação com toda sua desigualdade de gênero sempre estiveram presentes na historia e mesmo nos dias atuais as mulheres sempre estão na luta para quebrar e conseguir mais igualdade.
Depois da primeira guerra mundial e da segunda guerra mundial (1914-1918 e 1939-1945), que o papel da mulher começou a mudar e a tomar força, as mulheres lutavam para enfim conquistar espaço no mercado de trabalho.
Enquanto os homens tinham que ir para a guerra, as mulheres tinham que assumir a posição do homem no mercado de trabalho, assumindo assim os negócios da família.
Quando a guerra acabou a vida de muitos homens se perdeu, alguns homens que sobreviveu a guerra foram mutilados ou sofreram alguns danos impossibilitando a volta ao trabalho, neste momento que as mulheres teve que prosseguir tomando a posição do homem no mercado de trabalho, assumindo os negócios da família para conseguir sustentar sua família.
Com a consolidação do sistema capitalista no século XIX, muitas mudanças ocorreram na produção e na organização do trabalho feminino. Com o avanço da industrialização no Brasil,
...