Trabalho formula
Por: André Silva • 23/4/2019 • Trabalho acadêmico • 731 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
FORMULA 1
Conceitos preliminares:
A gestão da cadeia logística é a forma de gerenciamento do fluxo de materiais e informações entre todas as empresas envolvidas desde a disponibilidade da matéria prima até o cliente final ou ainda este fluxo pode ser revertido como no caso da logística reversa.
Toda empresa faz uso de instrumentos de análise, seus resultados são utilizados para o planejamento em várias áreas como o marketing e logística tal como:
Missão, visão e valores : A missão demonstra a todos a razão pela qual a empresa existe e seu foco, a visão garante o objetivo a longo prazo onde querem chegar e os valores mostra ao mercado como a empresa deve se comportar política e socialmente, inclusive as formas de conduta de colaboradores.
Outra ferramenta importante é a análise das 5 forças de Porter, onde os pontos são:
- Rivalidade entre os concorrentes que avalia a competitividade do mercado, quantidade, diversidade da concorrência e mix de produtos.
- Poder de negociação dos fornecedores, materiais exclusivos dão aos fornecedores o poder de negociar e ou escolher para quem fornece, analisar este cenário e planejar o relacionamento e opções.
- Poder de negociação dos clientes, mercado aquecido clientes tendem a barganhar, neste caso fidelizar o cliente atendendo com excelência é o melhor caminho para evitar barganhas.
- Ameaça de novos entrantes, criar relacionamentos fortes com fornecedores exclusivos ou contratos de exclusividade, dificultam a chegada de novos concorrentes diretos.
- Ameaça de produtos substitutos, entender quais outros produtos podem substituir o seu, quais as opções o mercado está disposto a aceitar em substituição ao oferecido pela empresa.
Nem todos os pontos são amplamente aplicados no ambiente da fórmula 1 porém, as 5 forças de Porter remete ao indispensável para o sucesso de toda a gestão que é o bom planejamento e relacionamento em todos os sentidos, seja com concorrência, fornecedores e consumidores, ser o ponto central da análise e ter uma visão ampla do ambiente para planejar com antecedência.
A formula 1 neste circuito 2019 terá
[pic 1]
Fonte : https://www.google.com.br/maps
21 CIRCUITOS/PAISES
Brasil será o penúltimo país da temporada, que vem de Austin EUA e irá depois para Abu Dhabi, serão 10 EQUIPES com total de 20 PILOTOS.
A logística da Fórmula 1 geralmente feita em parceria com empresas locais, na Europa cada equipe fica responsável pelo processo. Já em outros países, a empresa inglesa Formula One Management (FOM) em parceria com a empresa alemã DHL são responsáveis pelo transporte de todo o conjunto,
Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br/como-transportados-carros-formula-1/
A DHL realiza transportes em diversos modais:
- AEROVIARIO: As peças essenciais, como os carros, motores e algumas peças de reposição que não podem atrasar.
- MARITIMO: Transporte mais barato de materiais de menor criticidade como de marketing, bancadas de trabalho e carrinhos de ferramentas entre outros, estes são encaminhados com antecedência uma vez que o transporte é mais lento.
- RODOVIARIO: Para o deslocamento rápido entre pequenos pontos, este modal é mais utilizado entre pontos da Europa
O combustível exige transporte específico cuidados com o calor ou frio excessivo de alguns países.
Abaixo temos um infográfico da DHL do ano de 2017, onde temos uma base da quantidade de materiais é movimentado.
[pic 2]
FONTE : https://www.logistics.dhl/br-en/home/about-us/partnerships/motorsports/formula-1.html
Em 2017 foram movimentados uma média de 40 a 50 Toneladas por equipe, como carros e motores, 3 carros por equipe e motores sobressalente.
A equipe tem em média 90 a 140 membros, este número é reduzido em corridas fora da Europa, para reduzir custos e facilitar a movimentação, o que exige maior eficiência no trabalho com equipe reduzida.
...