TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre tabaco e bebidas alcoólicas

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de administração de recursos materiais e patrimoniais

Atividade

Meio ambiente e responsabilidade social das indústrias de tabaco e bebidas alcoólicas.

A responsabilidade social é um tema cada vez mais presente nos relatórios anuais e páginas eletrônicas das empresas no Brasil que deveria envolver, basicamente, o aprimoramento das relações entre a organização e seus stakeholders de forma a criar condições favoráveis para o crescimento empresarial sustentável e contribuir para o desenvolvimento sob os enfoques sociais e ambientais. Nem todas as empresas que se declaram socialmente responsáveis, entretanto, apresentam evidências da dimensão financeira de seus supostos investimentos à comunidade, fato esse que permite questionamento se a responsabilidade social corporativa é significativa ou se representa uma simples peça de marketing sem ações sociais  efetivas. As industrias estão investindo em equipamentos de proteção ambiental para evitar multas e processos jurídicos de entidades ambientais. Todas essa medidas estão diretamente relacionadas com a sustentabilidade da organização e, supostamente, contribuem para melhorar os resultados futuros e aumentar o valor de mercado da empresa.

Outro aspecto interessante é o desenvolvimento de ações voltadas ao público interno. Alega-se que uma empresa é socialmente responsável se oferecer, entre   outras coisa, treinamento e  benefícios  aos seus próprios funcionários, mas essas ações convertem em capital humano e tornam a empresa mais competitiva, pois retém os melhores funcionários e cria um ambiente interno favorável. Dessa maneira, tais ações podem ser entendidas como investimentos estratégicos que contribuem para a agregação de valor e sobrevivência corporativa, os quais são necessários e devem ser incentivados, mas não representam ações diretas para a comunidade.

Atualmente, discute-se até que ponto uma empresa que desenvolve diversas ações sociais que beneficiam os públicos interno e externo, mas cujo produto é, de alguma maneira, prejudicial à saúde dos próprios clientes, pode ser considerada socialmente responsável. Por exemplo, os fabricantes de cigarro e de bebidas alcoólicas. Considera-se que tais empresas geram externalidades negativas para a  sociedade em que atuam, independentemente se empregam pessoas, pagam impostos etc. Sob essa perspectiva, empresas que poluem o meio ambiente, fabricam produtos nocivos aos consumidores ou que prejudicam de alguma maneira, a comunidade, não podem ser classificadas como socialmente responsáveis.

 A algum tempo foram feitas pesquisas para com as empresas associadas a externalidades negativas, possuem em seu conjunto relevante  participação de mercado( participação total de mercado superior a 90% nos setores de fumo, bebidas alcoólicas/ cerveja e armas) e verificou-se que 100% das 8 organizações do setor de fumo, 50% das 6 produtoras de cerveja e 50% das 4 empresas do setor  de armas declaram estar comprometidas com praticas de responsabilidade social, mas somente as seguintes entidades evidenciam investimentos sócias: CTA continental e Souza Cruz (fumo), Ambev e Schincariol(bebidas alcoólicas) e Imbel (armas). A CTA continental e Souza Cruz possuem gastos maiores em ações sociais em comparação com ISE, assim indica que há incentivos específicos para tal comportamento.

As industrias de bebidas alcoólicas e de fumo fazem propagandas de acordo com o ministério da saúde, para minimizar os danos a sociedade, e seu foco são adultos e já fumantes, tentando evitar assim os menores de 18 anos. O ministério propõe também o aumento dos preços desses produtos para um menor acesso. A Ambev (Companhia de Bebidas das Américas), esta com um projeto “ Programa Jovens de Responsa” para menores de 18 anos , com o objetivo de frear a consumação indevida de bebidas alcoólicas por adolescentes. O projeto visa estabelecer esse tipo de consciência como uma das premissas de uma sociedade  sustentável. As industrias estão participando também de programas com incentivos a diminuir a emissão de poluentes na atmosfera.

A industria Souza e Cruz (fumo) tem a consciência de que seu produto apesar de ser de boa qualidade, tem controversas do que é para a sociedade. ノ uma luta diária que a industria tem que enfrentar para buscar soluções que favoreçam a sociedade, estando aberta a diálogos e receptíveis a ideias de melhorias para com todos.

O tabaco é um produto cultivado mais no sul do país, onde gera emprego e uma renda significativa para o Brasil, possuindo um sindicato para sua representação e garantindo a sustentabilidade desse setor.

A união dos produtores com os sindicatos traz um planejamento mais adequado das safras, definindo os volumes a ser produzido, processado e vendido, com isso firmando contrato de compra e venda já para a próxima safra, tendo uma produção controlada e que agride menos o meio ambiente.

As industrias de tabaco preocupada com o meio ambiente e com a responsabilidade social tem como suporte uma assistência técnica e financeira mais ativa em orientá-las com pesquisas de variedades, melhores práticas culturais e insumos a serem utilizados na produção, essa assistência é prestada aos produtores em todas suas fases da cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com