Transporte e logistica
Por: gusuguiuti • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.124 Palavras (5 Páginas) • 398 Visualizações
EXERCÍCIOS DE LOGÍSTICA
Disciplina: Transportes e Logística – Professor: Rogério Novaes – Faculdade Anhanguera Campinas
Texto: TENDÊNCIAS PARA A LOGÍSTICA NO SÉCULO XXI
Responder as questões de revisão e enviar ao professor via e-mail ou impresso até dia 08 de setembro de 2015.
1- Conceitue a importância da diferenciação do produto e da necessidade de integração das cadeias produtivas para o cenário competitivo logístico do século XXI?
2- Explique as características da logística de distribuição e porque se busca cada vez mais agregação de valor durante o processo logístico na cadeia produtiva atual?
3- Diante de uma complexidade operacional mundial, disserte sobre a importância da tecnologia da informação para os fatores competitivos da logística?
4- Qual o conceito de Multimodalidade? O que esta prática pode ajudar o Brasil no desenvolvimento econômico e criar soluções para os gargalos produtivos?
5- Qual o conceito de City Logistics? Qual sua função perante a Logística Urbana?
6- O que são tendências em operações colaborativas para a cadeia produtiva? O que esta pratica pode fazer em favorecimento da cadeia produtiva e das operações logísticas brasileiras?
7- Qual a importância do capital intelectual para a logística e seus desafios nas operações logísticas e de SCM?
8- Com uma economia baseada em alta produtividade e produtos com sua vida útil cada dia mais curto, o que devemos promover em relação á ferramentas tecnológicas dentro das empresas?
9- O que é mais importante para a cadeia produtiva? A logística integrada ou o SCM – Supply chain management?
10- Porque as estratégias logísticas e o planejamento tático são cada dia mais importantes dentro do gerenciamento produtivo das empresas?
CADERNO DE RESPOSTAS:
01º
A diferenciação de cada produto e que vai estabilizar o mesmo no mercado visando qual o melhor produto ou serviço dos seus concorrentes. Em um ambiente cada vez mais competitivo, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos é primordial na redução de custos e na melhoria do serviço ao cliente, proporcionando vantagem competitiva para a empresa.
02º
As Transportadoras trabalham com o desafio constante de desenvolver novos conceitos e estratégias para satisfazer o cliente com valores competitivos e dentro da realidade de mercado, oferecendo um serviço de alta qualidade a um baixo custo. Assim surgem os agregados ou (terceiros) entre os parceiros da cadeia logística, esta parceria caracteriza-se pelo alto grau de compromisso entre todos os envolvidos, estando sempre focada na eficácia dos serviços prestados, eliminando desperdícios e otimizando a mão de obra.
É então uma operação em que todos ganham principalmente o cliente, que recebe um serviço de alto nível com um custo competitivo. A distribuição é responsável pela administração dos materiais, desde a saída do produto da linha de produção até que chegue para entrega no destino final, nas mãos do consumidor, esse processo lógico é a parte determinante para o sucesso e o alcance dos resultados das empresas.
Fabrica -> Produto Final ->Distribuidores -> Varejista -> Consumidor final
Busca-se mais agregação de valor no processo logístico da cadeia produtiva atual, por conta do forte crescimento da competitividade entre as empresas e com as tecnologias atuais, os clientes tem acesso a muitos recursos de informação, forçando as empresas a sempre inovar e investir nos seus processos logísticos se preocupando cada vez mais com as necessidades de seus clientes e fornecedores.
03º
Atualmente para que possamos obter melhores resultados nas operações logísticas, necessitamos de tecnologias, cada vês mais atualizadas e que possam auxiliar na solução dos problemas, e realizando um planejamento tático eficaz, que controle todos os gargalos possíveis e gere o lucro necessário para a continuidade do negócio.
Para que consigamos realizar uma gestão correta do processo ferramentas como: ERP, OTM, TMS, WMS e Roteirizadores, são essenciais para as operações diárias. Tais ferramentas auxiliam na absorção e triagem da informação, gerando relatórios táticos importantes para a competitividade da empresa e fidelização das parcerias necessárias para a cadeia logística.
4º
Multimodalidade significa que um operador logístico emite um documento de transporte para todo percurso da carga, deixando o mesmo sendo o único responsável pelo transporte, esse sistema e gerado pelo OTM (operador de transporte multimodal).
Na multimodalidade grandes operadores logísticos se responsabilizam pelo transporte, podendo utilizar vários tipos de modais, sendo de sua responsabilidade, um operador
...