Turismo Sustentavel na Praia do Bilena
Por: villarny • 10/3/2016 • Monografia • 15.162 Palavras (61 Páginas) • 481 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O ser humano não pode ser considerado uma simples unidade de um ecossistema, pois ele é, ao mesmo tempo, parte, causa e consequência das modificações que o ambiente vem sofrendo ao longo dessa evolução, (FERRETTI, 2002).
O presente trabalho ilustra a análise das pratica do turismo sustentável em Moçambique , específicamente na praia de Bilene, visto que, Moçambique é um país em vias de desenvolvimento, e está susceptível a situações de desgaste da natureza, por falta de condições de saneamento e, de alguma forma por falta de informação dos utentes da praia de Bilene em particular. O Turismo é uma conjugação de diversos factores, sociais, económicos, políticos, ideológicos, culturais, técnico-científicos e ambientais. Sendo assim, existe uma necessidade de se estudar a origem, causas, e possíveis soluções para tornar o turismo suatentável de modo que os seus beneícios possam ser usufruído pelas gerações vindouras, pois é um assunto que preocupa aos gestores turísticos do distrito de Bilene devido ao mau uso da praia de Bilene..
O planeamento e o desenvolvimento do turismo devem ser parte das estratégias do desenvolvimento sustentável do país. Esse planeamento deve envolver a população local, governo, as agências de turismo, etc, para que consiga os maiores lucros possíveis, levando em consideração a protecção do meio ambiente, (BEZZERA, 2005).
A maioria dos projectos turisticos destacam as caracteristicas básicas de determinado lugar, nomeadamente, a tranquilidade, o contacto com a natureza e o ar puro. Para melhor entender, é necessario que se saiba que, é dificil imaginar um desenvolvimento turistico de sucesso implantado em um local "feio, sujo e poluido"(FERRETTI, 2002).
O presente trabalho foca assunto relacionado com a sustentabilidade do turismo em Moçambique com particular relevância no distrito de Bilene mais concretamente na praia do mesmo nome, onde nos últimos anos tem registado maior fluxo de turistas com maior frequência nos períodos festivos do final do ano e feriados.
- Problema de Pesquisa
Com o crescimento da indústria turística em Moçambique, constata-se um grande fluxo de turistas nas belas praias que o país possui, particularmente na praioa de Bilene, onde os turistas "alguns" fazem o mau uso da mesma. Contudo, nos ultimos anos tem se falado se sustentabilidade do turismo que está aliado ao estado dos recursos ambientais, sociais e culturais que podem estar por de trás do fraco crescimento do sector turistico e do seu contributo na economia nacional.
Na praia do Bilene é possível constatar a falta de locais de deposito de lixo e é possivel observar objecto como garrafas, latas e sacos plástico ao longo da praia, o que inibe o mfactor sustentabilidade turística que se trata de um processo de transformação, que não deve ser mensurado em curto prazo satisfazendo as oportunidades de mercado, movidos pela oportunidade de explorar pequenas comunidades detentoras de belezas naturais não respeitando as suas capacidades de carga, fator que acaba ocasionando a instalação de uma cultura que não se compromete com a preservação das localidades visitadas, sendo os exemplos mais comuns o surgimento de lixões em localidades de grande valor ambiental. Torna-se necessário gerar um novo modelo econômico para o desenvolvimento sustentável do turismo, o qual tenha estratégias mais integradoras dos visitantes com as comunidades visitadas, resultando em práticas turísticas sustentáveis e perenes.
É necessário que hajam mudanças profundas de comportamento e atitudes, com relação a nova realidade, que deverão passar impreterivelmente pela pratica da Educação Ambiental, possibilitando a alfabetização dos indivíduos em relação ao meio ambiente e a tudo o que o compõe, o que inclui a socialização dos indivíduos e a construção de cidadãos, sendo o único caminho para o desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento de um cidadão consciente do ambiente total, capaz de resolver os problemas atuais e prevenir os futuros. Em função disso, surge a seguinte questão:
" A existência de residuos solidos ao longo da praia e falta de controlo, contribui para a insustentabilidade na praia de Bilene?
1.2 Justificativa
Este tema tem relevância pois é um problema que sem agravado nos dia de hoje, falta de estudos relacionados com o tema. Melhoramento da qualidade de vida ao mesmo tempo que se mantém a diversidade biológica e a produtividade dos sistemas costeiros. E importante ainda para o desenvolvimento sustentável, protecção das áreas costeiras e participação pública. Proporcionar uma estrutura abordagem integrada costeira, e ao mesmo tempo proporcionar uma estrutura de governação procedimentos que mantém a confiança no processo de gestão.
Assim sendo,existe uma necessidade de salvaguardar os recursos naturais para maximizar a sustentabilidade turística, impulsionando o desenvolvimento da economia local e a luta contra a pobreza. Moçambique como um pais rico em atractivos turísticos é importante que promova-os para o desenvolvimento da industria turística, arrecadação de receitas para o Estado, que contribuem para o melhoramento de infra-estruturas locais.
1.3 Objectivos da Investigação
1.3.1 Objectivo Geral
- Analisar a sustentabilidade do turismo, no que tange ao seu conceito, surgimento, situação actual, seus impactos, seus indicadores, relação com o ambiente, seus prímncipios básico e seu desenvolvimento.
- Objectivos Específicos
- Identificar os factores que fundamentam o desenvolvimento do turismo;
- Descrever o conceito de turismo sustentável;
- Identificar os factores que garantem o desenvolvimento do turismo sustentável;
- Analisar a sustentabilidade do turismo na praia de Bilene.
1.4 Hipóteses
H0. A existência de residuos solidos ao longo da praia e a falta de controlo, contribui para a insustentabilidade na praia de Bilene.
H1. A existência de residuos solidos ao longo da praia e a falta de controlo, não contribui para a insustentabilidade na praia de Bilene.
Contextualização do Tema e Delimitação do Estudo
De acordo com Marconi (2001, p. 44), “delimitação do tema específica os limites da extensão tanto do sujeito quanto do objecto, o tempo e o espaço”.
O presente estuda circunscrever-se a sustentabilidade do turismo no distrito de Bilene, concretamente na praia do mesmo nome.
Para a realização da pesquisa tomou-se como referência a praia de Bilene por ser um destino turistico de preferência dos turistas em ocasiões festivos e finais de semana
...