Tópicos Especiais Recursos Humanos
Por: Ana Camila Diniz • 6/10/2016 • Trabalho acadêmico • 831 Palavras (4 Páginas) • 2.971 Visualizações
Atividade 2 – Tópicos Especiais
Recursos Humanos
1. Leia o Trecho:
As organizações são verdadeiros seres vivos. Quando elas são bem sucedidas, tendem a crescer ou, no mínimo, a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursos necessários às suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividades de apoio. E, de lambuja, provoca o aumento de número de pessoas, bem como a necessidade de intensificar a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção e competitividade do negócio. Normalmente o aumento desse contingente tende a ser impensado, em função da pressa na contratação, e essa atitude impensada provoca resultados não satisfatórios.
PORQUE
A ARH está presente em todas as organizações, em diferentes formas, independente do seu porte, estrutura e nicho de mercado. A administração de Recursos humanos, como o próprio nome já diz, é um setor da administração que tem como finalidade o gerenciamento do recurso vivo e mais importante da organização, que são as pessoas.
A respeito dessas duas informações, é CORRETO afirmar que:
a) as duas informações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
b) as duas informações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. X
e) as duas afirmações são falsas.
2. A área de recrutamento e seleção inegavelmente é de extrema relevância estratégica para qualquer organização, pois é através dela que passam os futuros contratados, ou seja, os candidatos às oportunidades oferecidas. Essa área, portanto, na visão de alguns especialistas, necessita ser repensada, necessita repensar o seu foco, para tornar-se mais estratégica. Com relação à seleção de pessoas como uma responsabilidade de linha e uma função de staff, considere as seguintes afirmativas:
I – A escolha final do candidato cabe ao chefe ou gerente do órgão requisitante, mas o responsável pela indicação dos melhores candidatos é o órgão de recursos humanos.
II – A tendência atual é para a centralização e a concentração de serviços de recrutamento e seleção, admissão, integração, treinamento e desenvolvimento, administração de salários e remuneração nas áreas de ARH.
III – A área de RH está e transformando num tipo de consultoria interna para preparar e orientar os gerentes para nova realidade.
IV – Quando não existe uma distinção clara entre linha e staff nas organizações, tendem a ocorrer conflitos sobre quem tem autoridade de tomar as decisões sobre as pessoas.
V – Pelo princípio da responsabilidade de linha e função staff deve-se descentralizar a gestão das pessoas no nível das gerências de linha, de um lado, enquanto de outro se mantém a função de assessoria e consultoria interna através do órgão de RH.
Está correto o que se afirma APENAS em:
a) II e IV.
b) I, III e V.
c) I, III, IV e V. X
d) III, IV e V.
e) II, III, IV e V
Justifique sua resposta:
O único item errado é o II, tendo em vista que a tendência atual é exatamente a oposta, ou seja, a descentralização. Nesse sentido, os gerentes dos setores passam a ter responsabilidades em relação à administração dos seus subordinados (chamada responsabilidade de linha), enquanto o RH passa a funcionar como um suporte, uma consultoria (função de staff).
3. A administração de recursos humanos é um papel do administrador e de profissionais aptos para planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades desse sistema organizacional. O administrador de recursos humanos responde pelo desenvolvimento das políticas de RH de forma estratégica e orientada para resultados. Esse administrador é um especialista nos assuntos de RH. Existem algumas práticas de políticas de RH que delimitam o espaço da ARH na pequena, média e grande empresa.
...