Tópicos Especiais em História Cultural
Por: cajueiro_rafael • 2/12/2019 • Trabalho acadêmico • 634 Palavras (3 Páginas) • 137 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES (ICHCA)
CURSO DE HISTÓRIA
HISL151: Tópicos Especiais em História Cultural – 2019.2
Professora: Ana Claudia Aymoré Martins (ana_aymore@hotmail.com)
FICHA DE LEITURA LITERÁRIA (PARCIAL/FINAL)
Nome: Rayssa Danielle Lins de Aquino
Livro: PAIVA, Marcelo Rubens. Ainda estou aqui– 1º ed, - Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
País, ano e título da publicação original: Publicado pela editora Alfaguara, em 04 de Agosto de 2015.
Número de páginas: PDF, epub. Disponibilizado pela Le Livros, contendo 173 páginas.
Gênero: Biografia, Autobiografia, Memórias
Narrador/a: Narrado 1º pessoa, pelo próprio autor Marcelo Rubens Paiva.
Personagens: Marcelo Paiva, Eunice Paiva e Rubens Paiva.
Tempo da diegese: Na primeira parte do livro a história se passa entre 1971, 2008, 2014. Como se tratam de memórias, o autor as relata no seu presente 2014-2015.
Espaço da diegese: São Paulo
Como descobri/ justificativa da escolha: Tive conhecimento do livro a partir da lista de sugestão de leitura desta disciplina. Escolhi essa obra, por ser uma obra biográfica e de memórias, tendo protagonista Eunice Paiva, que hoje sofre com o Alzheimer, a curiosidade sobre como o autor explanaria essas memórias a partir dos lapsos de lucídes da mãe e de suas próprias memórias definiu a escolha.
Curiosidades: O livro foi elaborado pelo autor a partir da percepção da importância das memórias, em um contexto de sua vida onde a memória de seu pai (Rubens Paiva) estava sendo resgatada, provavelmente devido ao processo da comissão nacional da verdade iniciado em 2014, que trouxe informações sobre a morte do pai durante o período da ditadura militar, a perda de memória da sua mãe que sofre alzheimer, inclusive o nome da obra vai fazer referência a frase que a mãe usa quando esta se sentindo confusa e o nascimento de seu filho criando assim uma nova memória.
Impressões, pensamentos, sentimentos e pontos de vista:
- “Não nos lembramos das primeiras imagens e feitos da vida”, já nessa primeira frase do livro, me senti recebendo um convite para resgatar a primeira memória que tive, a mais antiga, me esforcei antes de retomar a leitura e quando continuei fiquei presa na narrativa.
- “Alzheimer”, ao falar sobre a condição da mãe veio um sentimento de pesar e empatia, uma mulher que lutou (e luta) para conseguir reestruturar a vida com os filhos após a morte do marido pela ditadura e que acaba perdendo suas memórias, por conta da doença, logo quando há um processo de tentar desvendar o que aconteceu com seu marido.
Citações:
“Já temos MEMÓRIA desde o primeiro dia em que nos deram à luz! Temos lembranças assim que acordamos, lembramos que o mundo é magnífico, sentimos um vazio no estômago, uma fralda pesada, molhada, e lembramos que, se chorarmos, milagrosamente aparece alguém que nos livra do desconforto.” p.18
“O renascimento de um fato psicológico passado, seu reconhecimento e localização são as condições necessárias das lembranças. Ou da memória. Elimine um deles, não será lembrança, mas reminiscência.” p.19
...