UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS DE ITAQUAQUECETUBA: PIM 1
Por: Eduardo Bin • 20/11/2018 • Trabalho acadêmico • 3.492 Palavras (14 Páginas) • 1.301 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS DE ITAQUAQUECETUBA: PIM 1
Ferraz de Vasconcelos
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS DE ITAQUAQUECETUBA: PIM 1
Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Técnólogo em Gestão Pública, apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientador:
Ferraz de Vasconcelos
2018
RESUMO
A Unidade de Pronto Atendimento 24h é um equipamento de saúde implantado em 2008 através da Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde. A unidade de Itaquaquecetuba, UPA 24h Sadako Sedoguti, foi inaugurada em 2014 e está operante até os dias atuais. O Projeto Integrado Multidisciplinar tem como objetivo levantar e analisar aspectos organizacionais da UPA 24h de Itaquaquecetuba, baseado nos conteúdos estudados em Fundamentos de Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Através das informações levantadas é possível aplicar os conceitos das matérias citadas acima, sua importância e como eles podem ser positivos ou negativos dentro da organização. Pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica foram os métodos utilizados para a realização do trabalho. Desenvolver as informações estudadas e aplica-las na prática é a base do Projeto requerido pela Universidade Paulista.
Palavras-chave: Pronto-atendimento, Itaquaquecetuba, Gestão.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 05
2 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO 07
2.1 Denominação e forma de constituição 07
2.2 Origem e Estrutura da Unidade 07
2.3 Unidade de Referência para Procedimentos de Alta Complexidade 07
2.4 Funcionários 08
2.5 Organograma 08
2.6 Fornecedores 09
2.7 Prestadores de serviço 10
2.8 Dados de atendimento 10
2.9 Análise da prática atual da Unidade 11
3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 12
3.1 Redes de comunicação 12
3.2 Comunicação Interna e Externa 12
3.2.1 Ouvidoria 13
3.3 Canais e veículos de comunicação 14
3.3.1 Relatórios 15
3.4 Comunicação verbal e não verbal 15
4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA 17
4.1 Software de Sistemas e Software de Aplicações 17
4.2 Redes de computadores 18
4.3 Redes de computadores 18
4.4 Internet 19
4.5 Backup 19
5. CONCLUSÃO 20
6. REFERÊNCIAS 21
1. INTRODUÇÃO
Para a obtenção do título de Gestão Pública, é preciso apresentar como requisito legal o Projeto Integrado Multidisciplinar I. Este tem por objetivo o relacionamento da teoria estudada até o momento com a prática, e, reconhecer os impedimentos e as conveniências para a introdução e manutenção dos modelos administrativos, da comunicação empresarial e das técnicas de informática de qualidade aplicados na empresa escolhida.
Neste trabalho, abordaremos um equipamento de saúde de competência federal juntamente com a administração municipal, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h), situada no município de Itaquaquecetuba.
Em fundamentos de administração destacaremos o modelo de administração da unidade e todas as suas características. Em técnicas de informática apresentaremos a tecnologia utilizada no equipamento e, em comunicação empresarial, demonstraremos o fluxo de comunicação existente.
As informações contidas nesse projeto referente a unidade foram coletadas no setor de Recursos Humanos e no setor de Informações e Faturamento da própria unidade.
A UPA 24h foi implantada pelo Ministério da Saúde em 2008, através da Política Nacional de Urgência e Emergência para reorganizar, qualificar e fortalecer a Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RAU), o qual ela faz parte. Está situada no nível de complexidade intermediário, entre a atenção básica (baixa complexidade) e a atenção hospitalar (alta complexidade) ao qual está vinculada, juntamente com o serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU 192) e domiciliar (MINISTÉRIO DA SAÚDE).
Criada para diminuir filas nos prontos-socorros de hospitais de alta complexidade, a UPA 24h é referência quando o usuário apresenta hipertermia (febre), hipertensão, fraturas e cortes pequenos, infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC), traumas (com ou sem risco de fratura), cólica renal, êmese (vômito), falta de ar intensa, fortes dores no peito e epilepsia. Quando o médico constata que há necessidade de um suporte maior, pede remoção do usuário para hospital de alta complexidade (MINISTÉRIO DA SAÚDE).
2. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
2.1 Denominação e forma de constituição
Nome Empresarial: Município de Itaquaquecetuba
Nome Fantasia: UPA Sadako Sedoguti
CNES: 7494068
2.2 Origem e Estrutura da Unidade
A UPA 24h de Itaquaquecetuba, foi inaugurada em 18 de maio de 2014, sito na rua João Batista Pedroso, número 452, Jardim Flamboyant e está distribuída em dois pavimentos, sendo o térreo e o subsolo. No subsolo está a área administrativa, que compreende Recursos Humanos, Diretoria e Núcleo de Informações e Faturamento; Almoxarifado, Depósito de Materiais de Limpeza (DML), Depósito de Materiais Estéreis (DME), Expurgo (Roupa Suja), Rouparia (Roupa Limpa), Refeitório, Cozinha, Conforto Médico, Conforto de Enfermagem, Conforto Administrativo e sanitários para os colaboradores. No térreo está a recepção, o saguão de espera, consultórios pediátricos e clinica geral, laboratório, sala de triagem, sanitários para os usuários, sala de medicação, sala de medicação intramuscular (Sala IM), sala de eletrocardiograma (ECG), sala de sutura, sala de coleta, Raio X, Sala de Emergência (Sala Vermelha), Morgue (necrotério), Farmácia (para dispensação interna), dois quartos para isolamento, um posto de enfermagem e três salas de observação (sala Amarela), sendo ala masculina, ala feminina e ala pediátrica.
...