UNIP INTERATIVA ESTUDOS DISCIPLINARES II
Por: Fabiana Perotto • 29/6/2017 • Trabalho acadêmico • 489 Palavras (2 Páginas) • 789 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
ESTUDOS DISCIPLINARES II
Fabiana Patricia Andrikonis Perotto
RA 1727147
Curso: Administração
Semestre: 1º.
Polo: São Pedro
São Pedro – SP
2017
INTRODUÇÃO
Leiam o texto a seguir, retirado da revista Exame e, com base em reflexões sobre o que foi discutido na Unidade I e na Unidade II, discutam em grupo qual a participação e a situação atual da mulher no mercado de trabalho.
DESENVOLVIMENTO
- Evolução da mulher no mercado de Trabalho.
Sobre o panorama mundial da trajetória, da luta da mulher no espaço no mercado de trabalho desde há muito tempo, iniciemos com a segunda guerra mundial - como um marco - onde, as mulheres eram submetidas a encararem o desafio de administrar a casa, filhos e bens, por estarem sozinhas passando por vários desafios. Em seguida, o terrível acontecimento do caso da fábrica de têxtil, onde mulheres foram trancadas na fábrica pelos patões, e sendo queimadas vivas por reivindicarem maiores salários e menores cargas horárias de trabalho, dando origem ao “dias das mulheres” dia 08 de março, que foi a data do acontecido, tudo mostra a luta da mulher pelo seu espaço no mercado de trabalho que não parou ainda, ou seja, até nos dias de hoje a mulher tenta encontrar seu lugar com um salário compatível a de um homem ou, uma colocação em diretorias.
Comentado no teor da introdução deste trabalho, vimos a declaração de um executivo mostrando como ele vê o lugar de uma mulher no local da empresa onde ele trabalha. Depois deste comentário, por mais que se tente amenizar a situação enviando desculpas, as palavras foram ditas e o pensamento da colocação da mulher foi dada! Atualmente, nesta mesma empresa, ou seja, a Microsoft, tem 83% dos cargos de gerência ou superiores ocupado por homens, vice-presidentes são a minoria ocupados por mulheres, mostrando o verdadeiro “lugar” de uma mulher nesta empresa.
Diante este exposto, ainda há o Tabu da colocação de uma mulher em uma empresa ou qualquer outro lugar, mesmo após a tantas repercussões e acontecidos, mostrando a capacidade de uma mulher.
Assim, ainda há o Tabu da colocação de uma mulher em uma empresa ou qualquer outro lugar, vivemos em um século de conhecimento rápido, principal capital e gerador de riquezas, acesso à internet, que resulta em trocas de conhecimentos dentro de um processo de colaboração, mesmo assim, existe o tabu da colocação do homem e da mulher, diferenciando um do outro, em várias empresas deste mundo.
REFERÊNCIAS
Alessandra Bomura, executiva da GVT: ela prosperou na área de tecnologia, ainda dominada pelo sexo oposto (Germano Lüders / EXAME) disponível em: http://exame.abril.com.br/revista-exame/poucas-e-sem-poder/ . Acesso em 17 dez 2014.
...