Uma análise do artigo, de autoria de Peter Drucker, sobre atividades de gestão
Resenha: Uma análise do artigo, de autoria de Peter Drucker, sobre atividades de gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ldlimoveis • 29/9/2014 • Resenha • 538 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
ATIVIDADE PRÉVIA - 08 pontos
Participante:
Disciplina: CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DA PERFORMANCE ECONÔMICA-FINANCEIRA
Professor: Luciano Carlos Lauría
Data de entrega: 06/10/2014 – Início da aula
A Atividade Prévia, realizada antes do início da disciplina, proporciona o contato com o conteúdo básico para acompanhamento das aulas. Tem o objetivo de nivelar o conhecimento necessário à participação de todos. Portanto, trata-se de uma atividade estratégica para potencializar o seu aproveitamento na disciplina.
ORIENTAÇÕES
• A Atividade Prévia é INDIVIDUAL, COM CONSULTA.
• Critério de distribuição de pontos:
Até 100% dos pontos para atividade entregue no primeiro dia de aula.
Até 50% dos pontos para atividade entregue até o segundo dia de aula.
O participante que não entregar a Atividade Prévia nos dois primeiros dias de aula perderá o direito à pontuação.
• Esta atividade deverá ser entregue digitada e impressa, preferencialmente usando fonte tamanho 12 e espaço 1,5 entrelinhas.
CONTEXTO E OBJETIVOS DA ATIVIDADE
A Contabilidade Gerencial auxilia os administradores no desempenho de suas funções, que incluem planejamento, direção e motivação e controle. Como a contabilidade gerencial está voltada para as necessidades dos administradores, e não para as necessidades de usuários externos de informações, ela difere substancialmente da contabilidade financeira. A contabilidade financeira concentra-se na produção de um conjunto limitado de demonstrações financeiras exigidas pela legislação e de acordo com normas e padrões de contabilidade. A contabilidade gerencial preocupa-se mais com o futuro, dá menos ênfase à precisão, enfatiza segmentos de uma organização (em lugar da organização como um todo), e não é governada por princípios contábeis aceitos, além de não ser obrigatória.
A maioria das organizações é descentralizada em alguma medida. O organograma indica quem trabalha para quem na organização, e que unidades realizam funções de apoio, em contraste com funções de linha. Os contadores desempenham funções de apoio – dão assistência a outras pessoas dentro da organização.
Como se preocupa com a atividade dos administradores, qualquer estudo da contabilidade gerencial deve ser precedido pela discussão do que fazem os administradores, das informações demandadas pelos gestores e do ambiente empresarial em termos gerais. Assim sendo, o objetivo desta atividade prévia é, através do artigo a seguir, de autoria de Peter Drucker, despertar o sentido da reflexão do que realmente é importante e quais e de que modo dados e informações são necessárias para os gerentes na tomada de decisões.
Drucker analisa as dificuldades enfrentadas pelos executivos para conseguir melhores resultados
...