Unopar - Seminário
Por: rennosouza • 11/7/2015 • Relatório de pesquisa • 1.476 Palavras (6 Páginas) • 421 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 caracterização da empresa
2.1 Ramo de atividade da empresa:
2.2 produtos e ou serviços:
2.3 TIPO DA EMPRESA:
2.4 Qual é o porte da empresa:
3 psicologia organizacional
3.1 motivação para a criação da empresa
3.2 organização do processo de trabalho
4 DIREITO EMPRESARIAL
4.1 QUANTITATIVO DE FUNCIONÁRIO NA ORGANIZAÇÃO
4.2 medidas adotadas para evitar ou reduzir acidentes ou doenças adquiridas no trabalho
5 ESTATÍSTICA
6 contabilidade de custos
7 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….12
- INTRODUÇÃO
O trabalho que vamos abordar em seguida e de grande aprendizado, abordando as disciplinas do terceiro semestre e tendo uma experiência de grande aproveitamento sobre Administração dentro de uma empresa.
Aqui nesse trabalho vamos entrevistar uma empresa de pequeno porte, comentando e estudando as seguintes matérias; estatística, contabilidade de custos, psicologia organizacional, metodologia da pesquisa científica e direito empresarial e trabalhista.
- CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
A empresa entrevistada Comercial Freitas tendo o proprietário o Sr F.G.F.SILVA tem vários anos no mercado de trabalho na cidade de Castanhal Pará, com o ramo com duas atividades, vender no Ava rejo e atacado mercadorias em gerais tanto em unidade como em grande quantidade. O Sr F.G.F.SILVA tendo somente estudado até a 5 serie tem uma vasta experiência no seu ramo de vendas em gerais.
- RAMO DE ATIVIDADE DA EMPRESA:
A empresa tem como a sua principal atividade vender todo o tipo de mercadoria em gerais, mercadorias no Ava rejo e no atacado como seu forte.
- PRODUTOS E OU SERVIÇOS:
Tendo vários produtos como cama mesa e banho, alumínio em geral, roupas intimas e produtos de beleza.
- TIPO DA EMPRESA:
A empresa é uma simples nacional com todos os seus direitos de funcionamento.
- QUAL É O PORTE DA EMPRESA:
É de pequeno porte contendo poucos funcionários e espaço de funcionamento não muito grande. Mais uma empresa organizada.
- PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
- MOTIVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DA EMPRESA
Segundo o proprietário o senhor F.G.F.SILVA, a grande motivação foi ter uma empresa formal que segundo ele fazia muito tempo que ele trabalhava no ramo mais não era formal e nem registrado o seu ramo de trabalho. Agora com todos os meios legais ele cresceu e possui um micro empresa com todos os parâmetros legais da lei no Brasil. O relacionamento do empresário de dois aspectos Atitude de ter uma empresa comprometida com a organização e motivação de ser uma pessoa empreendedora com alegria com que se faz no trabalho, se empenha ao Maximo com o trabalho e principalmente o comprometimento de organizar de modo eficaz as situações do dia a dia da empresa.
- ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO
Hoje a o COMERCIAL FREITAS empresa que foi entrevistada pelo proprietário F.G.F.SILVA tem seus funcionários divididos em cada setor; duas no atendimento uma no caixa e mais duas na entrega, assim funcionando de modo organizado e bem distribuído em cada setor de trabalho. Assim nós temos um sistema de organização que abordara os aspectos individuais relacionados ao patrão o Sr F.G.F.SILVA que se responsabiliza pelas compras com os fornecedores e a outra é os aspectos grupais executados pelos seus funcionários da organização da empresa.
- DIREITO EMPRESARIAL
- QUANTITATIVO DE FUNCIONÁRIO NA ORGANIZAÇÃO
A empresa hoje possui cinco funcionários diretos e dois indiretos que presta serviços, a empresa começou na época com dois funcionários. Na época nem um deles era registrada, diferente do dia de hoje que todos são legalizados. O Sr F.G.F.SILVA como foi dito no começa da entrevista ele teve pouco estudo e não conhece o que é CLT. Mais que falei pra ele que significa Consolidação Das Leis De Trabalho e expliquei pra ele as vantagens de ter o empregador legalizado em Carteira, e falei sobre os malefícios que a falta do registra ocasiona, da falta de registro às normas trabalhistas regidas pela CLT, da falta de compromisso legal e social da empresa. Falei também sobre o contrato com o empregado, fazer exames adicionais e dimensionais, da concessão do aviso prévio, da necessidade multa de 40% do FGTS, falta de recolhimento do INSS, além dos problemas que podem surgir se o empregado se acidentar no trabalho ou adquirir alguma doença.
...