TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virtude e vicio: ordem e desordem

Por:   •  23/4/2016  •  Monografia  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  1.403 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

PLATÃO: IDEALISMO, VIRTUDE E TRANCEDÊNCIA ÉTICA

Virtuosismo platônico e socratismo

Platão e o discípulo mais notável de Sócrates e o fundador da academia, por meio de seus diálogos Fredo e República. Platão tem o mesmo pensamento Socrático. A virtude e o conhecimento, e o vicio existe em função da ignorância. Toda a preocupação filosófica platônica decorre não de uma vivência direta e efetiva em meio as coisas humanas. A diferença entre Platão e Sócrates esta na distância em que Platão tinha da política e das atividades prático – políticas. Diferente de Sócrates que ensinava nas ruas, Platão ensinava em lugar apartado da cidade, onde o pensamento poderia se expandir com tranqüilidade. Sócrates acreditava que através da prudência poderia se alcançar a harmonia social, ele adotava também como seu modo de ensinar. Após a condenação de Sócrates iniciou – se um novo método acadêmico distante da cidadania participativa; convertendo se a prudência em vida teórica. A vida teórica se tornou símbolo de felicidade a das mais possíveis formas de vida humana (filósofo, cavaleiro, artesão).

Sócrates via na phrónesis (prudência) a virtude de caráter para alcançar a harmonia social. E a prudência estava incorporada a seu método de ditar ideias e ensinar, com vistas á realização de uma paidéia (educação) cidadã.

O que há é que a prudência socrática converte-se em vida teórica. Então, declarada como a melhor das formas de vida , entre as possíveis e desejáveis formas de vida humana, passou a servir de modelo de felicidade humana. Tudo isso com base na tripartição da alma logística, que corresponde a cabeça que se liga a figura do filósofo; alma irascível correspondendo ao peito caracterizado pela virtude cavalheiresca; alma apetitiva, correspondendo ao baixo ventre as quais se ligam aos artesãos, os comerciantes e os povos.

As potencias da alma vinculam-se, portanto, aos modos de vida, de maneira que a parte logística da alma passa a representar o que diferencia o ser humano de outros seres. A alma logística é capaz de razão e é esta razão que permite ao homem acessar, por meio da contemplação, as ideias que somente aos deuses são acessíveis.

Virtude e vicio: ordem e desordem

O virtuosismo platônico tem a ver, portanto com o domínio das tendências irascíveis e concupiscíveis humanas, tudo com vistas à supremacia da alma racional.

Então virtude é uma qualidade moral onde se aplica a prática do bem, ou seja, são hábitos que levam o homem para o bem seja como indivíduo, espécie, pessoalmente e coletivamente. São qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Basicamente há duas espécies de virtudes sendo intelectual e moral. A intelectual deve seu crescimento ao ensino e requer experiência e tempo, já a virtude moral é adquirida com o hábito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com