Viva com energia
Por: angelo.ferrao • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.017 Palavras (9 Páginas) • 290 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................0
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................0
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................09
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................12
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como base para seu desenvolvimento a empresa Sirtec Sistemas Elétricos LTDA, tendo como sede matriz na cidade de São Borja / RS, a Sirtec é empresa especializada que há 25 anos atua em Sistemas Elétricos, na construção e manutenção de redes elétricas. Possuindo 10 unidades operacionais que atendem aproximadamente 70 municípios do RS, totalizando 36,8% deste estado. Também possui 04 unidades operacionais que atendem aproximadamente mais 38 municípios no estado do ES. As parcerias com as concessionárias de energia que esta empresa presta serviço são: CEEE, AES Sul, RGE, ESCELSA e EDP.
A trajetória desta empresa sempre foi marcada pela evolução, pela busca da qualidade para o bem-estar e o desenvolvimento das pessoas, o que resultou em inúmeras conquistas para a empresa, dentre elas cito que ficou nos anos de 2012 e 2014 entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil de acordo com a revista VOCE S/A. Isso só foi possível devido ao foco e crença e diretrizes, que encontram-se enraizadas em todos os colaboradores, com a missão de "contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento da humanidade".
É organizada através de setores ou departamentos como: logística, TI, RH (GP, DP), PCP, Almoxarifado, Apoio a Produção e Produção, hoje possui em torno de 1360 colaboradores.
2 DESENVOLVIMENTO
.
A empresa esta inserida no mercado de prestação de serviços no ramo de eletricidade, verifica-se que existe grande dificuldade em encontrar mão de obra qualificada, devido as exigências do cliente e MTE, usualmente tem formado sua mão de obra através de um curso de formação de eletricistas fornecido pela própria empresa, para este curso é realizado um grande processo seletivo, que após conclusão e atendimento das exigências do processo os candidatos já ficam habilitados e certificados de acordo com normas regulamentadoras necessárias para execução de atividades em altura e manuseio com equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivo (EPC), assim como veículos (direção defensiva e manuseio com o Guindauto), eletricidade, etc...
Para manter os profissionais a empresa oferece salário de acordo com a categoria, treinamentos, equipamentos, benefícios como auxilio alimentação e uma cesta básica por mês para o colaborador que tiver 100% de assiduidade, plano de saúde, seguro de vida, periculosidade ou insalubridade e PPR semestralmente.
O levantamento das necessidades de treinamento das equipes de produção e feito com base nos prazos dos treinamentos já existentes, ou seja, que os que os habilita a executar atividades em redes de energia elétrica assim como também no PCMSO, também existem avaliações semestrais (ADI) que possibilitam o RH analisar e verificar se há necessidade de algum outro treinamento especifico ou mesmo preparar para uma eventual promoção.
O planejamento do programa de treinamento geralmente é feito através de um estudo em um banco de dados que esta inserido em um sistema, contendo a ficha individual, datas e prazos de treinamentos de todos colaboradores, posteriormente o RH cria um cronograma e envia para todas as bases e quais as necessidades de cada colaborador por base operacional, a grande parte dos treinamentos pode ser realizada na própria base operacional, porém apesar de todas as bases terem técnicos de segurança do trabalho, nem todos são habilitados a fornecer todos os treinamentos necessários. Ex. Direção defensiva – apenas Técnicos que tenham feito curso de instrutor de transito em algum Detran podem ministrar, NR10 (reciclagem) – apesar de serem apenas oito horas, necessita de três formações diferentes para que seja realizada na integra.
Para treinamentos (reciclagens) a empresa não costuma utilizar dinâmicas ou jogos em treinamentos, porem treinamentos aplicados em colaboradores que possuem algum cargo de gestão com pessoas sempre existe alguma dinâmica de grupo ou jogos, sempre no final dos treinamentos existe uma avaliação teórica para que seja possível mensurar o grau do aprendizado.
A Sirtec, tem como seu principal valor dentro das diretrizes a segurança, possui vários programas dentre eles estão o PPRA e PCMSO, pelo menos uma vez na semana um profissional da área de educação física vai ate as unidades para realizar uma ginástica laboral com os colaboradores, a ergonomia correta é um item que esta previsto em quase todos os tipos de atividade, sempre antes de realizar qual quer atividade é necessário realizar uma APR (analise preliminar de risco) a empresa possui uma política de saúde e segurança, mas dentro desta política não existe nada escrito em relação a algum programa de conservação auditiva ou programa de proteção respiratória, porem periodicamente são realizados exames clínicos que incluem audiometria ocupacional, também são fornecidos EPIs específicos de acordo com a área de atuação de cada colaborador, estes por sua vez auxiliam na prevenção de lesões ocasionadas por atividades dentro do trabalho, os programas foram implantados através de estudos e exigências do MTE, a gestão destes programas e realizada pelo SESMT (Serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho), que abrange todas as unidades de produção, o SESMT também é responsável pelo fornecimento de dados através de indicadores que mostram o desempenho por unidade e de forma global dentro da empresa, estes indicadores são compostos por:
...