Vídeo Tempos Modernos
Resenha: Vídeo Tempos Modernos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: champy • 22/10/2013 • Resenha • 1.234 Palavras (5 Páginas) • 292 Visualizações
Introdução.
Através dessas atividades podemos conhecer e compreender, um pouco mais sobre o filme Tempos Modernos e perceber a diferença do estresse passado comparado com os tempos atuais, as divisões históricas, significado contextos, movimento inicial da administração cientifica, as divisões da escola clássica, sua evolução e toda a sua teoria burocrática, com base nos principais idealizadores desse início de estudo administrativo, Taylor, Ford, Fayol e Weber e suas ideias desenvolvidas para administrar, gerir, organizar, coordenar e controlar. E ter a competência de reconhecer e solucionar os problemas organizacionais como o todo.
Vídeo Tempos Modernos.
O estresse causado pelas empresas no nosso dia-a-dia é algo que acontece constantemente nos dias atuais, porém, isso não é um privilégio somente dessa geração, esse é um problema que vem ocorrendo desde o começo da revolução industrial e a criação das grandes fabricas.
O filme de Charles Chaplin, Tempos Modernos, é um ótimo exemplo de como os trabalhadores daquela época já sofriam com o estresse em seus empregos. No filme, podemos perceber que Chaplin fica estressado por sofrer muita pressão em seus empregos, seus chefes sempre estavam cobrando dele a eficiência em tudo o que ele fosse fazer. Além disso, no primeiro emprego que ele possui no filme ocorre o problema dos movimentos repetitivos, como ele era responsável apenas por apertar os parafusos das máquinas ele acaba ficando com uma espécie de tique nervoso, e tenta apertar todos os parafusos que encontra em seu caminho.
Nos dias atuais, alguns aspectos do estresse que os trabalhadores daquela época tinham se mantiveram, e outros tiveram uma mudança. A pressão por resultados, por exemplo, continua praticamente a mesma, mesmo com maiores recursos tecnológicos a cobrança por resultados se manteve. A mudança ocorreu na parte de produção justamente por causa dos recursos tecnológicos citados anteriormente, como não precisamos mais apertar parafusos hoje média, pois uma máquina faz isso em nosso lugar, não sofremos mais com o estresse de movimentos repetitivos, porém precisamos de um esforço cerebral maior, já que os trabalhos atuais exigem mais inteligência do que força bruta.
Portanto, podemos concluir que o estresse causado nas empresas hoje e antigamente possuem semelhanças (cobrança pela eficiência no trabalho), e diferenças (antigamente o estresse era causado por movimentos repetitivos e nos dias atuais o estresse é causado por um esforço cerebral, tendo em vista que os trabalhos se tornaram bem mais necessários de inteligência, e não de força física), mas sem dúvidas, o problema de estresse causado pelos trabalhos nas empresas sempre irá acontecer, independentemente da época em que se vive.
Proposta de Reestruturação e Melhorias da Padaria Q Pão.
Utilizando os Princípios Gerais de Administração, na visão de Fayol, podemos ajudar o Sr. Bread a resolver problemas estruturais, como departamentalização, hierarquia organização e planejamento na Q Pão. Para Fayol, a administração é uma função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição.
Segundo Taylor, alguns problemas da administração acompanham as empresas até hoje e falaremos sobre os destacados no caso da Padaria Q Pão:
A empresa (Padaria Q Pão), tem um problema grave de liderança, organização, previsão, planejamento, execução e controle, Taylor desenvolveu também o que chamamos de princípio da divisão de trabalho.
Esses problemas acontecem porque o proprietário o Sr. Bread está sem liderança e com falta planejamento sobre seu negócio e seus funcionários estão desmotivados, e sem isso a empresa está tendenciada a fechar as portas.
Primeiro precisamos ter um aumento significativas nas vendas dos produtos imediatos, como bolos e doces, com produtos de qualidades e satisfação dos clientes, atender as encomendas como prioridades para não gerar cancelamento e assim prejuízos para padaria.
Segundo a empresa não pode ficar sem funcionário aos finais de semanas e ter um grande índice de falta injustificada, e os funcionários atendentes e caixas não tem o direito de destrata seus clientes, sendo esses cliente nosso público alvo. E o Sr. Bread vai prepara a escala de seus funcionários e suas respectivas folgas, e qualquer mudança dessas escala só pode ser alterada pelo Sr. Bread.
Terceiro os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quais não tinham aptidão, pode ser que pelo fato dos clientes estarem reclamando da qualidade dos produtos oferecidos na padaria, o confeiteiro e os padeiros estejam necessitando de cursos e novos treinamentos, visando melhorar essa qualidade e até conseguir produzir novos bolos e doces para oferecer aos clientes a empresa (Padaria Q Pão) vai ter que proporcionar cursos para os atendentes, caixas, padeiros e confeiteiros para que volte a se sentir motivados, valorizados, não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador. Uma forte ação de marketing para mudar a imagem
...