É possivel uma empresa realizar acoes sociais e ainda assim ter lucro ?
Por: Carolina Vicente Brandt • 27/4/2016 • Trabalho acadêmico • 346 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CCSA – Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Disciplina: Empreendedorismo Social
Prof. Denise Cardoso Pereira
Aluna: Carolina Brandt
- É possivel uma empresa realizar acoes sociais e ainda assim ter lucro ?
O empreendedorismo social busca uma maneira de beneficiar e transformar positivamente um grupo especifico de pessoas em situação desvantajosa socioeconomicamente, porém, para que essa tarefa se perpetue e atinja inclusive um grupo de pessoas cada vez mais amplo, é necessário apoio financeiro que muitas vezes vem de subsídios do governo e filantropos, ambos muito instáveis e sazonais. A busca pela auto sustentação leva a criação de projetos mais independentes com necessidade de gerar lucro e reduzir os custos ao máximo sendo a tecnologia um fator para ajudar a suscitar e alavancar essa autonomia.
O exemplo do Grammeen Bank (banco que disponibiliza microcrédito) responde claramente a esta pergunta. Sim! Uma empresa que realiza ações sociais pode e deve gerar lucro para a sua sustentabilidade e até mesmo de forma rentável.
- É compatível a visão de lucro com a visão social para um empreendimento social?
A Unique Identification Authority of India fundada pelo indiano Nanadan Nllekani oferece uma análise positiva sobre o lucro num empreendimento social. Sua organização buscava ajudar pessoas a conseguir uma identificação, um documento formal para que assim fossem capazes de votar, trabalhar legalmente, dirigir. O meio mais viável para isso foi se associando com terceiros de organizações para registrarem e produzir essas carteiras de identidade por 1 dólar por cada.
Todos saíram ganhando, 600 milhões de pessoas tiraram seu documento e os agentes que produziram essas carteiras também lucraram pois produziram a um custo inferior de 1 dólar por carteira.
- Qual a importância de microcrédito para pequenos stakeholders?
A disponibilidade do microcrédito, tanto por pequenos bancos locais como em sites na internet, é uma fonte que auxilia a transformação socioeconômica e a diminuição da pobreza e desigualdade. O microfinanciamento de até mesmo 25 dólares pode ser usado para impulsionar o início de negócios (artesanatos, pequenos vendedores de doces típicos) e assim gerar empregos e mudar a vida de comunidades que não tinham a possibilidade de conseguir créditos tradicionais.
...