A RESPONSABILIDADE SOCIAL COM RELAÇÃO A COMUNIDADE E ACOES SOCIAIS
Por: Leticia Teixeira • 20/11/2017 • Trabalho acadêmico • 5.957 Palavras (24 Páginas) • 508 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO-ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL COM RELAÇÃO A COMUNIDADE E ACOES SOCIAIS
Cristiano P. Santana RA: T108756
Guilherme Duarte de Castro RA: T730473
Letícia Teixeira Roriz de Oliveira RA:B83OFD1
Manoel Pereira da Silva Junior RA: T220JC8
Pedro Henrique Ramos da Silveira RA: B827ID2
Priscylla Nunes Sampaio RA: B827ID-2
BRASÍLIA - DF
2016
[pic 2]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO-ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL COM RELAÇÃO
Responsabilidade Social com Relação a Comunidade e Ações Sociais– trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre de 2016 na disciplina de Responsabilidade Social do 7º semestre do curso de ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS da Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Profª. Michelle Lemos
BRASÍLIA - DF
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A responsabilidade social que dispõe da ética e transparência das organizações viabilizam a melhoria e a sustentabilidade na comunidade.
Por meio de projetos e ações sociais contínuas, comunidades carentes e subdesenvolvidas ampliam a sua conexão com a cidadania, em que organizações interagem e contribuem para o progresso da sociedade. Além da inclusão social promovida por cursos e capacitações de moradores próximos as empresas ou a comunidade em geral, as instituições proporcionam qualidade de vida e oportunidades de emprego, como a Coca-Cola que prepara jovens para o mercado de trabalho e oportunizam vagas na própria instituição ou em seus parceiros.
O sucesso desses projetos deve-se ao alinhamento de interesses e metas definidos no planejamento estratégico de uma empresa, no qual são gerenciados e avaliados os impactos na inserção de um empreendimento em uma comunidade em geral.
Através do marketing social ou marketing societal é possível orientar pessoas e empresas na evolução para mundo melhor, no qual também auxilia no fomento da marca em consequência do desenvolvimento sustentável da instituição.
Ao decorrer do desenvolvimento desse trabalho, será possível compreender o conceito de responsabilidade social com a comunidade e atuação de empresas em projetos sociais.
RESPONSABILIDADE SOCIAL COM RELAÇÃO À COMUNIDADE E AÇÕES SOCIAIS
Conceito de responsabilidade social
Responsabilidade Social é o reconhecimento presente nos cidadãos, individualmente e em conjunto, dos seus deveres para com a comunidade em que vivem e a sociedade em geral. Este conceito fundamenta-se no principio de que, em maior ou menor grau, as ações individuais sempre têm algum impacto (positivo ou negativo) na vida de outros cidadãos e da coletividade. Assim, a Responsabilidade Social concretiza-se por meio da tomada de atitudes, comportamentos e práticas positivas e construtivas, que contribuem para preservar e melhorar o bem-comum e elevar a qualidade de vida de todos. Quando aplicada às empresas, a expressão também é sinônimo de Responsabilidade Social Corporativa.
Conceito de comunidade
Comunidade é um grupo local, de tamanho variável, integrado por pessoas que ocupam um território geograficamente definido e estão irmanados por uma mesma herança cultural e histórica.
Geralmente, a comunidade é definida como uma unidade constitutiva de uma sociedade mais ampla, mas as sociedades tribais, que podem ser consideradas protótipos de comunidades, representam muitas vezes, unidades autossuficientes e soberanas.
As comunidades variam quanto ao tamanho e à organização, compreendendo tipos bem diferentes, podendo ser uma aldeia ou uma grande cidade. Entre esses dois extremos observa-se grande número de comunidades intermediárias, onde todas elas apresentam qualidades comuns: o habitat definido e instituições sociais suficientemente desenvolvidas para satisfazer as necessidades da população.
Comunidade é um agrupamento de pessoas que vivem dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unidas por interesses comuns e que participam das condições gerais de vida.
O termo comunidade ainda é usado para denominar uma forma de associação muito íntima, um grupo altamente integrado em que os membros encontram-se ligados uns aos outros por laços de simpatia. Nesse sentido, qualquer grupo pode constituir uma comunidade, por exemplo, comunidades que vivem submetidas à mesma crença religiosa.
Conceito de ação social
A Ação Social é um conceito que Weber estabelece para as sociedades humanas e a essa ação só existe quando o indivíduo estabelece uma comunicação com os outros.
Tomemos o ato de escrever como exemplo. Escrever uma carta certamente é uma ação social, pois ao fazê-lo o agente tem esperança que a carta vai ser lida por alguém. Sua ação só terá significado enquanto envolver outra pessoa. No entanto, escrever uma poesia, na medida em que ela envolve apenas a satisfação ou a expressão das sensações do poeta, não é uma ação social.
Na visão de Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Assim, o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.
...