TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA atps anhanguera

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 7

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Unidade I Taubaté

Nome

Laura Beatriz de Melo Nogueira

RA

 4604694305

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera Unidade I Taubaté

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

Esta atividade tem o objetivo de estabelecer um código de ética pessoal, fundamentado em leituras de documentos, artigos e reportagens propostos pela Atividade de Autodesenvolvimento e também a pesquisa pessoal e livre, para responder uma pergunta um tanto curiosa, (pelo menos a achei curiosa), “Existe uma profissão certa para cada pessoa?”.

A partir desta questão surge ainda outra; porque eu acho esta questão curiosa? A resposta é simples, cada individuo tem suas próprias crenças e opiniões sobre diversos assuntos. Não existe uma regra única para definir o que é ético ou não, no que diz ser certo ou errado, não há uma ética mundial e única.

Ética não é uma lei que deve ser cumprida a ferro e fogo.

Ética e profissão devem caminhar de mãos dadas, se você trabalha apenas e unicamente por dinheiro e nada mais e importa; você não irá utilizar o bom senso e muito menos a ética em seus contratos e transações comercias, e isto resultará em insatisfação por parte de clientes, fornecedores e acionistas, e pode ainda ser muito pior correndo sério risco de tornar a empresa fraudulenta e corrupta.

Hoje mesmo em meio à crise de nosso país há oportunidade de escolhermos onde iremos trabalhar. As empresas estão sempre em busca de novos talentos e profissionais para atuar em suas empresas, através de avaliação e seleção de currículos, empresas elaboram testes e entrevistas com candidatos a vagas, fazem isto porque querem os melhores, e porque nós também não avaliamos a empresa antes de irmos para a entrevista? E porque no momento da entrevista apenas respondemos e nunca a questionamos? Medo, insegurança ou desespero para galgar seu espaço no mercado de trabalho, afinal emprego está difícil, pode ser por vários motivos que nos calamos diante de uma entrevista, ficamos indefesos e submissos por estar a nossa frente alguém que vai nos contratar ou não.

As empresas tem sim o poder de contratar ou não, mas isso não significa que devemos trabalhar em qualquer lugar sem antes consultar, pesquisar e analisar friamente que tipo de empresa ela é, se ela é idônea, está ela envolvida em algum processo trabalhista coletivo, se ela atende a todas as exigências legais e ambientais e o principal está envolvido em algum escândalo ou fraude?

São perguntas que devem ser feitas, algumas em pesquisas particulares e outras no momento de dizer sim ou não a aquela tão esperada vaga.

Empresa Petrobras

Empresa brasileira fundada em 3 de Outubro de 1950 pelo Presidente Getúlio Vargas, e está presente em 17 países e líder no ramo de exploração e refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás química e biocombustível.

Uma das maiores empresas do Brasil, está envolvida em escândalo de corrupção sendo investigada pelo MPF e PF desde Março de 2014, sendo dividido em várias etapas, denominada de “operação lava jato”.

Empresa que até esta data não apresentava nenhum indicio de fraude ou corrupção, apenas alguns rumores e suspeita de desvio, mas nada que fosse concreto para punir os responsáveis.

Analisando de forma ética o que acontece com a empresa, observam-se várias divergências no que diz respeito as suas atitudes, o que deixa bem claro que as pessoas envolvidas no escândalo não têm nenhuma noção da visão, missão, valores e ética da empresa.

Os responsáveis por contratar serviços não pensaram eticamente e muito menos na empresa e nas consequências de formalizarem contratos com as empreiteiras superfaturando os valores, isso fez a empresa perder seu valor nas ações e a credibilidade no mercado.

Não foram somente os investidores diretos que perderam com este escândalo, a economia foi diretamente afetada, nosso país está totalmente desestruturado, sofre com a alta na inflação e a queda do valor da moeda, sem contar que estamos pagando uma conta que não é nossa.

No site da Petrobras encontramos as diretrizes de uma empresa com seus valores, crenças, metas, desafios e missão, toda sua trajetória está afetada pela má administração de pessoas que visam somente o dinheiro. A empresa não tem culpa de tais atitudes, é louvável suas características, com base nestas informações disponíveis no site, faremos um comparativo entre os valores da empresa Petrobras e a realidade em que ela se encontra hoje.

A tabela 1 a seguir nos dá uma ideia de como os valores iniciais da Petrobras são totalmente opostos ao quadro atual da empresa sob investigação e da “operação lava jato”.

TABELA 1: PERFIL DESTOANTE DE PROFISSIONAL

Crenças e valores da empresa Petrobras*

Crenças e valores que sejam destoantes das crenças e valores da empresa**

Desenvolvimento Sustentável:

Perseguiu o sucesso dos negócios com uma perspectiva de longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social e para um meio ambiente saudável nas comunidades onde atuamos.

Segundo o jornal***, publicação de 16/04/2015, a empresa foi excluída da bolsa Dow Jones, decisão tomada a partir de análise que avalia dados econômicos, desempenho ambiental e social, governança corporativa, gestão de riscos, mitigação de mudança climática e práticas trabalhistas.

Buscamos incessantemente a geração de valor para as partes interessadas, com foco em disciplina de capital e gestão de custos. Valorizamos e reconhecemos, de forma diferenciada, pessoas e equipes com alto desempenho.

As empreiteiras distribuíam entre si
contratos com órgãos públicos, em especial a Petrobras, mediante o pagamento
de propina e desvio de dinheiro público, que era repassado a partidos políticos.

Para garantir que nossa atuação seja sempre orientada pela ética e pela transparência, adotamos mecanismos de monitoramento, fiscalização e prestação de contas. Uma série de códigos e normas estabelece parâmetros para nosso relacionamento com os públicos de interesse.

A Lava Jato foi deflagrada em 17 de março de 2014 e se concentrava no combate ao crime de lavagem de dinheiro, com foco na atuação do doleiro Alberto Youssef. O ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa era um dos alvos e foi preso em 20 de março. A partir de grampos, de documentos
apreendidos e dos depoimentos, a PF e o MPF chegaram ao esquema de desvio de dinheiro público.

Nosso Código de Ética e nosso Guia de Conduta incluem temas como o relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores, o combate à corrupção e o compromisso de recusarmos apoio e contribuições para campanhas ou partidos políticos de candidatos a cargos eletivos. Cabe à Comissão de Ética orientar, disseminar e promover o cumprimento desses princípios e compromissos.

Até aqui, depoimentos de Costa e Youssef indicam que o dinheiro repassado a partidos políticos serviu para irrigar os cofres de integrantes do PT, PMDB e
PP. Segundo declarações de Costa à Justiça Federal, no caso do PT quem recebia e distribuía o valor era o tesoureiro do partido, João Vaccari Neto. No caso do PMDB, o operador seria Fernando Soares, conhecido como “Fernando Baiano”.

Criamos o Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção (PPPC), constituído por ações contínuas de prevenção, detecção e correção de atos de fraude e de corrupção, que estão sintetizadas no Manual do PPPC, reafirmando nosso compromisso com a transparência e a ética.

O Ministério Público Federal afirma que o esquema de cartel das empreiteiras em obras da Petrobras existe há pelo menos 15 anos. “Muito embora não seja possível dimensionar o valor total do dano, pode se afirmar que o esquema criminoso atuava há pelo menos 15 anos na Petrobras", escreveram os procuradores na petição em que pedem autorização para a deflagração da sétima fase da Operação Lava Jato.

*http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/perfil

**http://www.cartacapital.com.br/politica/perguntas-e-resposta-da-operacao-lava-jato-5981.html

***http://economia.estadao.com.br/noticias/governanca,petrobras-e-excluida-de-indice-de-sustentabilidade,1652108

Os responsáveis pela administração de contratos não mediram as consequências que sua atitude poderia causar, pior é ver que isso poderia ter sido evitado se ao menos houvesse colocado em prática a ética, o bom senso, a responsabilidade de pensar antes de agir, todo funcionário antes de iniciar suas atividades dentro de uma empresa é treinado e integrado dentro dos padrões da empresa, e não é preciso ser um mestre em informações, ou passar o dia todo decorando um manual de regras internas, todo ser humano sabe o que é certo ou errado, basto analisar eticamente qualquer ação, assim não se precipitaria a tomar uma decisão que o colocará dentro de uma prisão física, moral e ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com