ATPS ANHANGUERA - DISCIPLINA DE ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Trabalho Universitário: ATPS ANHANGUERA - DISCIPLINA DE ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cristiano333 • 17/9/2013 • 1.406 Palavras (6 Páginas) • 1.505 Visualizações
Curso Superior de Tecnologia em Marketing - 1° Semestre
Disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho
Andreia Fagundes de Oliveira
Angélica Milesi Marques
Cristiano Cezar Machado
Maiara Lazaretti Celer
Tatiane Ross Lang
ANÁLISE ÉTICA E PROFISSIONAL DO FILME “AMOR SEM ESCALAS”
Passo Fundo
2013
Andreia Fagundes de Oliveira – RA: 6506249295
Angélica Milesi Marques – RA: 6942009197
Cristiano Cezar Machado – RA: 7117513654
Maiara Lazaretti Celer – RA: 6942009217
Tatiane Ross Lang – RA: 6942009232
ANÁLISE ÉTICA E PROFISSIONAL DO FILME “AMOR SEM ESCALAS”
Atividade prática supervisionada a fim de obtenção de nota para a aprovação da disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho; Anhanguera Educacional; Curso Superior de Tecnologia em Marketing.
Professor de Ensino à Distância: Me. Maurício Dias
Tutora à distância: Fabiana Denzin
Passo Fundo
2013
SUMÁRIO
1. Introdução ...................................................................................................................... 4
2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas” ....................................................... 5
2.1. Sinopse do filme ........................................................................................................... 5
2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração ........ 6
3. Conclusão ...................................................................................................................... 8
4. Referências Bibliográficas ............................................................................................ 9
1. INTRODUÇÃO
Hoje em dia, a ética está sendo um conceito muito valorizado tanto pessoal como profissionalmente, já que demostra basicamente o caráter do indivíduo. O cidadão que assim agir – de forma ética – transpassa confiança e honestidade, e será respeitado perante os demais.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Administrador, deverá ser controlada a conduta moral e profissional do mesmo, a partir de seus deveres, direitos e obrigações. O profissional deve sempre agir de forma ética, com si mesmo, com seus colegas, amigos e familiares.
Entretanto, com o rumo em que a sociedade segue, criaram-se falsas definições de ética, principalmente quando coligada com o egoísmo, pois, desse modo, atenderá aos desejos de um, e este se portará como lhe convier melhor. Em meio às suas distorções conceituais, é preciso aliar a ética à verdade; assim, fará parte da consciência humana e será justa, livre e solidária.
No ambiente profissional nem sempre será possível encontrar os valores que compõem a ética. Cabe a cada um alcançá-los e propagar aos colegas, afinal, uma corporação que principia a ética ganha status no mercado.
Com base nessas ideias se desenvolve o trabalho a seguir, a partir do filme “Amor sem Escalas”, do qual foi analisado o profissionalismo, basicamente a ética dos personagens e da empresa. Também, após a análise do filme, foram discutidas situações reais, próximas ou não, (mas) que servem como exemplo - tanto para o desenvolvimento da atividade quanto para os cidadãos que buscam aperfeiçoamento.
2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”
“A ética profissional estudaria e regularia o relacionamento do profissional com sua clientela, visando à dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sociocultural onde exerce sua profissão.” (http://eticanotrabalho.no.comunidades.net/index.php?pagina=1082795966)
O filme é um ótimo exemplo a ser analisado já que apresenta vários tipos de ética, começando pelo fato de que, em um momento de crise e demissões para x setor, empresas lucram ao terem colaboradores pagos para efetuarem as demissões.
Como o enredo se passa em uma grande empresa dos Estados Unidos, onde a cultura e o modo de vida são diferentes do Brasil, é preciso analisar o filme “com outros olhos”.
Analisando profundamente o personagem Ryan, de George Clooney, percebe-se que ele pratica a ética, mas não é aliada à verdade. É uma ética de praxe, já que a empresa em que trabalha deve ter um código de ética; entretanto, o personagem é um pouco egoísta, focado no objetivo das milhas, e demitir vidas (sim, pois as pessoas têm vida social e familiar) parece ser somente mais uma forma de trabalho remunerado.
Podemos perceber no filme o impacto que as mudanças organizacionais têm na vida dos funcionários, como até pessoas competentes e com prestígio dentro da empresa tem dificuldade em lidar com essa situação. Na realidade atual, devido a um ambiente de alta instabilidade econômica, o surgimento de novas tecnologias e a satisfação do cliente se tornar cada vez mais difícil de atingir, as organizações veem a necessidade de sempre estar acompanhando as oscilações mercadológicas, mudando continuamente a fim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimizar seus custos operacionais.
(http://administracaoeetica.blogspot.com.br/)
2.1. SINOPSE DO FILME
O filme
...