A ATIVIDADE PERCEPÇÃO AMBIENTAL
Por: erwckz • 21/12/2020 • Projeto de pesquisa • 1.193 Palavras (5 Páginas) • 319 Visualizações
Percepção Ambiental Sobre o Uso Racional Da Água
Conscientização do uso da água na comunidade acadêmica do IFPE – campus Cabo
JUSTIFICATIVA
A pesquisa ajuda a entender onde pode melhorar e contribuir para o uso racional da água e ter consciência que podem, sim, fazer o mínimo para ajudar pois todos sabem que a água não é infinita e tem grandes chances de acabar se não mudar o agora, também fazer práticas e leituras sobre o assunto faz com que as pessoas alcancem isso. As práticas levam ao desperdício, então porque não usar isso pro próprio hábito para o bem.
- Falta de água (um assunto atual e importante);
-Aumento da poluição das águas reduz as possibilidades de captação das águas naturais para tratamento convencional;
-Importância da educação ambiental no uso racional da água;
-Importância de pesquisar sobre a percepção ambiental e consumo consciente da população, em especial do IFPE-Cabo.
Objetivo Geral
Analisar a percepção ambiental da comunidade acadêmica do IFPE Campus Cabo de Santo Agostinho acerca do uso racional da água em suas residências.
Objetivo Especifico
- Realizar um diagnóstico sobre a percepção ambiental do público do IFPE a temática do uso racional da água
- Apresentar ações e soluções para reduzir o consumo de água nas residências.
INTRODUÇÃO
A distribuição da água no planeta é um assunto atual devido a escassez, causada principalmente pela poluição e contaminação nas águas dos rios, córregos, lagos e mares. Dessa forma não tem como ter água pra sempre por ser a principal fonte de diversas atividades. Atividades econômicas causam mais impacto e geralmente em cidades grandes por ter indústrias e com isso o despejo em rios, etc.
Segundo as definições do CONAMA 357 (2005) “aguas doces: águas com salinidade igual ou inferior a 0,5 ‰; águas salobras: águas com salinidade superior a 0,5 ‰ e inferior a 30 ‰; águas salinas: águas com salinidade igual ou superior a 30”.
A água potável, ou mesmo água doce disponível na natureza, é bastante restrita, cerca de 97,61% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos; calotas polares e geleiras representam 2,08%, água subterrânea 0,29%, água doce de lagos 0,009%, água salgada de lagos 0,008%, água misturada no solo 0,005%, rios 0,00009% e vapor d’água na atmosfera 0,0009%. (FREITAS, 2020)
Segundo dados da Portaria de Consolidação n°5, de 2017 “Seção II: Do Controle e da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e seu Padrão de potabilidade”
Art. 129. O Anexo XX dispõe sobre o controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade (BRASIL, 2017).
O processo convencional de água emprega a sedimentação com uso de coagulantes e é compreendido pelas seguintes operações unitárias: Coagulação, Floculação, Decantação, e Filtração para a Clarificação da água , seguida da Correção do pH, Desinfecção e Fluoretação (BOTERO, 2009).
Diante desses percentuais, apenas 2,4% da água é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis.Nos lugares atingidos são as de pessoas com pouca condição de manter, água na torneira só 1 vez na semana, casos no Recife são assim... e a qualidade da água por conta da poluição e dos não tratamento vem suja e sem condições de ser usados porém a necessidade fala maior. Nas lavouras 72% da água é usada, porque no Brasil, é onde tem mais fonte de renda... E sem contar o consumo direto, a agricultura detém 67% da utilização de água, e em seguida os animais (cuidados etc.) 23%, e na indústria, 10%. O foco maior é na zona rural, que a economia de água seja implantada de forma maior nas áreas que mais se usam a água. Se for parar pra pensar 1 kg de carne de boi utilizam 15,4 mil litros. Um total desperdício apesar de ser parte do consumo humano.
O uso racional se começa de nossa residência a grandes indústrias. E é de extrema importância fazer o uso racional da água e implementar outras formas, como na lavoura, indústrias... como utilizar água já usada e que esteja em condições de ser usada novamente...
E principalmente, nas residências onde podem começar pelo básico: fechar torneiras, utilizar água de forma pensada e repensada, se pode adequar ou mudar hábitos e diminuir o tempo do gasto. É de extrema importância para o benefício ambiental e para o próprio e além do mais a economia, o preço da conta de água vem subindo muito nos últimos anos.
METODOLOGIA
3.1. Coleta e análise de dados
Para realização do diagnóstico da percepção ambiental sobre uso racional da água em residências optou-se pela coleta de dados online por meio de Questionário de Pesquisa via Formulário Google.
O referido formulário possui 9 questões, onde 4 são questões básicas relacionadas a identificação do público alvo e, 5 sobre o uso da água.
O público-alvo desse estudo de caso é a comunidade acadêmica do IFPE Campus Cabo de Santo Agostinho e comunidade externa.
O período de aplicação do Questionário de Pesquisa foi de 10/10/2020 a 11/10/2020. Após a finalização do recebimento das respostas do público-alvo os dados foram plotados em planilhas e posteriormente gerados gráficos e tabelas para auxílio da interpretação dos resultados
...