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A AUDITÓRIO IBIRAPUERA - ACÚSTICA

Por:   •  6/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.305 Palavras (10 Páginas)  •  1.224 Visualizações

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INTRODUÇÃO

A acústica é de suma importância para um projeto, por isso deve ser considerado desde o início do levantamento. O arquiteto deve ter conhecimento da interferência acústica que os ambientes e os objetos e materiais possuem para que não haja problemas prejudiciais o projeto final.

Com os seguintes temas reverberação e tempo de reverberação, som direto e som reverberante, como o som se comporta em determinados ambientes, ruídos e inteligibilidade da voz, será apresentado alguns gráficos para a compreensão da inteligibilidade além do estudo de caso do auditório Ibirapuera – SP.

REVERBERAÇÃO

A reverberação é a forma na qual o som se propaga. Por exemplo, quando um som encontra obstáculos como objetos e até paredes ele retorna, esse retorno é imediato e o ouvido humano não consegue perceber a diferença entre o som original vindo da fonte e a reflexão vinda da parede.

Figura 1: Reflexões do som nos ambientes

Fonte: BÊ-Á-BÁ DA ACÚSTICA ARQUITETÔNICA

ECO

Assim como o som reverberante o eco também é produzido através da reflexão do som, a diferença entre eles é o tempo em que o som demora a chegar nos ouvidos, o eco é o som refletido com um intervalo de tempo suficiente para se diferenciar do som direto.

É necessário 0,10 segundo para que nosso ouvido distinga o som original do som refletido. A onda sonora percorre 34 metros no intervalo de 0,10 segundo, considerando que o som efetua o mesmo percurso duas vezes, a distância entre o emissor precisa estar no mínimo a 17 metros do obstáculo.

Figura 2: Eco

Fonte: ACUSTICAYSONIDO

TEMPO DE REVERBERAÇÃO

Segundo o engenheiro Pedro Nishida ‘’O tempo de reverberação é um importante parâmetro acústico, sendo um dos primeiros parâmetros a ser avaliado no projeto acústico de uma sala.É importante destacar que a maneira mais comum de alterar o valor do tempo de reverberação é o uso de materiais absorvedores.’’

“O Tempo de Reverberação deve estar de acordo com o uso do espaço, não devendo ser longo em demasiado para não perturbar a clara percepção do som, mas, também, não ser pequeno ou curto demais, o que prejudica a percepção de alguns tipos de fontes sonoras” (LOSSO, 2003).

As várias reflexões do som em um ambiente causam a reverberação. Tem que se tomar cuidado para não confundir reverberação com eco, embora os dois sejam causados por princípios semelhantes.

O engenheiro Nishida diz ainda “Define-se tempo de reverberação de um recinto como o tempo durante o qual, estando desligada a fonte, a intensidade do som cai a um milionésimo do seu valor ou, em outros termos, o tempo em que o nível sonoro decai 60 decibéis. Se o tempo de reverberação é o suficientemente grande, o som sobrepor-se-á as suas reflexões criando uma textura densa”

SOM DIRETO

O som direto se trata de quando as vibrações sonoras que transmitem o som chegam diretamente ao ouvido.

Figura 3: Igrejas góticas

Fonte: BÊ-Á-BÁ DA ACÚSTICA ARQUITETÔNICA

SOM REVERBERANTE

A reverberação é a forma na qual o som se propaga, no entanto, o som reverberante é o som que encontra obstáculos e se reflete em uma velocidade que não é possível para o ouvido humano perceber a diferença entre o som direto, vindo do orador, e o som reverberante.

INTELIGIBILIDADE DA VOZ E RUIDO

Definição inteligibilidade:

1. substantivo feminino

qualidade do que é inteligível, do que pode ser compreendido; compreensibilidade. Dicionário online de português, 2017, Porto,7graus.

Como o próprio dicionário online de português informa, a inteligibilidade requer qualidade, compreensão e clareza. Porém, se tratada de modo irrelevante, irá ocasionar problemas indevidos ao ouvinte.

Para obter-se uma boa inteligibilidade requer atenção a uma característica totalmente relevante, o espaço. É ele quem determina as propriedades do som e de que forma chegará ao ouvinte.

A voz que é formada por ondas sonoras, quando liberadas se misturam em ondas presentes no espaço fazendo com que se disturbem e chegue ao ouvinte de forma confusa e desordenada, trazendo consigo as reflexões do entorno. Isso acontece em locais abertos que frequentemente possui elevado grau de ruído e em locais fechados que não tiveram tratamento específico para seu uso. Mas nem sempre é assim, conforme mencionado, há métodos que extingue qualquer mínimo detalhe, desde que, seja realizado durante a execução do edifício.

Há alguns índices que caracteriza o ambiente conforme sua finalidade - por exemplo, auditórios, onde as pessoas necessitam de entendimento da palavra falada – tal parâmetro qualificador é o STI (índice de transmissão da fala), acústico onde relata a inteligibilidade do discurso no ambiente, relacionado ao tempo de reverberação e ruído de fundo.

O programa traz variações da qualidade de voz, de 0 a 1, onde 0 é péssimo e 1é perfeito. A classificação do STI acontece conforme a norma IEC 60268-16 (2011), logo abaixo:

Tabela 01: Quadro descritivo de valores do STI.

STI

Valores Qualidade do discurso

0,00 a 0,30 Ruim

0,30 a 0,45 Pobre

0,45 a 0,60 Razoável

0,60 a 0,75 Bom

0,75 a 1,00 Excelente

Fonte: PORTAL ACÚSTICA.

“Quanto maior tempo de reverberação menor o STI” (KNOCHENHAUER, GIORDANI, 2016), ou seja, se as palavras liberadas permanecem no ambiente por muito tempo, as posteriores irão se interpor, acarretando em superlotação de reflexões e consequentemente, mas não necessariamente, a incompreensão das palavras por receber ao mesmo tempo grande quantidade de sílabas, exigindo do ouvinte esforço para o entendimento.

Por conta dos ruídos, a inteligibilidade do meio fica deficiente e impede que a informação chegue nitidamente.

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