A Análises e Justificativas dos Modelos Apresentados
Por: Givaldo R. De Carvalho • 26/9/2022 • Relatório de pesquisa • 445 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
Análises e Justificativas dos modelos apresentados:
A rampa projetada pelo Estagiário 1 considera 10,00m de comprimento de rampa para vencer 50 cm da altura , sendo 5% de inclinação, cumpre as normas técnicas, mas na maioria dos Projetos de Arquitetura ou Engenharia temos áreas de terreno limitadas e não se justifica esse cálculo devido a perda de espaço necessário para outros usos e equipamentos.
A rampa projetada pelo Estagiário 2 esta acima dos coeficientes da norma pois possui inclinação de 80%, bem, acima da permitida pela norma ABNT (2015).
O Estagiário 3 e o projeto quemais se aproxima da realidade e necessidades apontadas nas normasda ABNT, pois utilizou a inclinação 8%, dentro dos coeficientes de 6,5 e 8.33% solicitados pela ABNT(2015) , sendo um projeto tecnicamente correto e mais racional do ponto de vista de uso para cadeirantes e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Baseado em cálculos trigonométricos a inclinação de uma rampa é a tangente do ângulo formado pela inclinação da rampa, a linha de base de piso ou laje e a altura final no patamar ou piso em desnível.
Considerando a rampa do Estagiário 3 temos a seguinte memória de cálculo :
tgθ= CO 0,8 = 0,08
CA 10,00
Inclinação máxima exigida por norma: 0,0833 (8,33%).
Inclinação adotada: 0,08 (8%).
[pic 1]
A Trigonometria para cálculo de Rampas de Acesso P.C.R e P.M.R
Foram definidas após consultas e estudos a profissionais de diversas áreas, a ABNT NBR 9050 foi publicada com definições de cálculo e exigências para a construção de rampas de acesso para P.C.R (Pessoas em Cadeira de Rodas) e P.M.R ( Pessoas com Mobilidade Reduzida), buscando garantir a segurança , conforto e dignidade aos usuários.
As rampas são exigidas em travessias de ruas e acesso aos passeios públicos em desníveis e para acesso a edificações de uso público e privado, sendo por muito tempo negligênciado esse direito aos deficientes físicos;
A utilização de cálculos trigonométricos para definição de rampas de acesso para deficientes garantem que os projetos e a execução cumprirão as normas com precisão e o cidadão terá o equipamento correto e seguro e confortável para utilização, sendo que a missão dos engenheiros e arquitetos é o direcionamento da técnica e dos conhecimentos para o bem estar da pessoas.
...