TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Justificativa

Por:   •  27/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O abuso sexual infantil é uma forma de violência contra crianças e adolescentes. É definido como abuso sexual onde a criança  ou adolescente são usados para proporcionar prazer a  um adulto, em uma relação de discrepância de poder entre um adulto (ou adolescente mais velho) e uma criança (ou adolescente), este pode ocorrer em contexto extrafamiliar e intrafamiliar(UNICEF,2014). Especialistas afirmam em embasamento científico que a criança e o adolescente não se encontram preparados para práticas sexuais no quesito físico e psíquico, assim tornam-se vulneráveis a diversas psicopatologias (AZEVEDO, TAVARES, 2018).

        Nesse contexto estudos indicam que em média 80% a 88% são abusos intrafamiliares (MPCE, 2021). A definição de abuso sexual intrafamiliar refere-se a práticas sexuais praticado por familiares de consanguinidade pai, mãe, avós etc. O abuso também pode ocorrer por  pessoas que passaram a fazer parte da família, que seria por afinidade, madrastas, padrastos, e por responsabilidade como tutela, adoção e guarda.(CUNHA, 2021 ; TOPOROSI, 2022).

        Na antiguidade grega e romana, o abuso sexual infantil era amplamente tolerado e considerado um comportamento aceitável em determinadas circunstâncias. (ATHANASIOU, KOKKEVI E GIANNAKOPOULOS, 2019). Entretanto, apenas no século XIX, com o primeiro relatório formal publicado em 1866 pelo médico britânico WW Squire, o abuso sexual infantil intrafamiliar começou a ser discutido como um problema. (KLIKA E CONTE, 2017). Desde então, a conscientização sobre o assunto aumentou gradualmente. No Brasil, as leis de proteção à criança e ao adolescente foram estabelecidas pela Constituição Federal de 1988 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990, visando à prevenção e combate ao abuso infantil intrafamiliar.

 

O impacto do abuso sexual tem roubado a paz interior de muitas crianças e jovens que ao passarem pela vivência do abuso sexual sentem-se traumatizados, angustiados e o medo torna-se uma emoção em constância, o que repercute em sérios danos ao desenvolvimento. A família muita das vezes encobrir o abuso sexual e o silencio torna-se opção devido ao medo de denunciar ou a falta de informação dos sinais e sintomas, (TOPOROSI,2022; LIRA et al, 2017).

       A grande questão problema são os impactos que decorrem do abuso, repercussões do trauma acabam por se apresentar em consequências imediatas e a longo prazo, como a desregulação do sono, pesadelos, comportamentos de risco, TEPT, depressão, fuga de casa, baixa autoestima, uso de drogas, medo de dormir sozinho(a), dificuldades de se relacionar com familiares e pessoas do mesmo sexo, falta de atenção na escola, dentre outras implicações. (LIRA et al, 2017)

Diante do exposto o trabalho tem como meio de responder o problema de pesquisa mediante o objetivo geral que propõe: analisar as principais consequências do abuso sexual infantil. Propondo-se como forma de esclarecer o objetivo geral tem-se como objetivos específicos: conceituar acerca do abuso sexual intrafamiliar; apresentar os impactos a curto e longo prazo do abuso sexual na saúde da criança e do adolescente numa perspectiva biopsicossocial; abordar acerca dos sinais e sintomas para identificação do abuso sexual em crianças e adolescentes e formas de enfrentamento ao abuso sexual intrafamiliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com