A Arquitetura do Renascimento
Por: andrezito • 9/9/2015 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 472 Visualizações
Renascimento
O termo renascimento normalmente aplicado a civilização europeia que cresceu entre 1.300 e 1.650.Alem de reviver a clássica cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos avanços e incontroláveis realizações no campos das artes, da literatura e das ciência, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espirito do renascimento. Sendo assim uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente do passado, considerando agora como fonte de estimulo e modelo de civilização.
Principais Características:
Racionalidade
Dignidade do ser humano
Rigor cientifico
Ideal Humanista
Reutilização das artes greco-romana
Arquitetura
Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o pesquisador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.
Principais características:
Ordens arquitetônicas
Arcos de volta-perfeitas
Simplicidade na construção
A escultura e pintura se desprenderam da arquitetura e passam a ser autônomas.
O principal arquiteto renascentista:
Brunellesschi
É um exemplo de artista completo renascentista, ele foi pintor, escultor e arquiteto. Além de dominar conhecimento de matemática, geometria e de ser grande conhecedor da poesia de Dante. Realizou seus trabalhos mais importantes na cúpula da catedral de Florença e Capela Pazzi.
Não peguei a fonte desse.
Arquitetura do Renascentista
Distinguiu-se pelas imensas esculturas e pelas construções de grande porte, destacando a Catedral de São Pedro em Roma, obra magistral do arquiteto italiano Bramante (1444 – 1514), da qual também participaram o artista Rafael e o arquiteto Michelangelo, autor da imensa cúpula dessa igreja.
Fonte: http://arquiteturafacts.blogspot.com.br/2011/03/um-breve-resumo-sobre-o-renascimento.html
Arquitetura Renascentista
A arquitetura renascentista elaborou depois da modalidade românica um momento de rompimento na história da arte arquitetônica nos seus mais variáveis aspectos, sendo assim nos recursos utilizados por esta esfera no ambiente da criação.
Este estilo prevaleceu no continente europeu nos séculos XIV, XV e XVI, no contexto definido pelo movimento conhecido como Renascimento que inovou principalmente nos campos cultural e cientifico. Não é à toa que uma das principais marcar desta arquitetura seja uma distribuição espacial matemática das edificações. Elas são colocadas de modo que fique fácil de entender as leis que as regem e estruturam, seja de qualquer ângulo que seja vista.
Os arquitetos neste período investem-se de uma autonomia cada vez maior adotando uma forma individual. Eles são persuadidos pelo Classicismo, particularmente pela criação arquitetônica desta época, respeitada como o padrão mais apurado de todas as produções artísticas e até mesmo da existência humana.
As principais edificações deste período são igrejas, residências feitas no perímetro externo da cidade, fortalezas que assumiam um papel bélico. O arquiteto mais famoso dessa época é Brunelleschi, que ao mesmo tempo atuava nos campos da pintura, escultura e da arquitetura. Conhecia muito bem a matemática e geometria, e era um expert na compreensão da produção poética de Dante Alighieri.
...