Distribuição na Arquitetura no Renascimento Italiano
Por: Lícia Figueiredo • 20/8/2017 • Resenha • 471 Palavras (2 Páginas) • 738 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
DISCIPLINA: TH2 – IDADE MÉDIA AO ILUMINISMO
RESUMO:
DISTRIBUIÇÃO NA ARQUITETURA
DO RENASCIMENTO ITALIANO
ANA LÍCIA FIGUEUREDO ALENCAR
ABRIL/2016
FORTALEZA, CE
ANA LÍCIA FIGUEUREDO ALENCAR
RESUMO:
DISTRIBUIÇÃO NA ARQUITETURA
DO RENASCIMENTO ITALIANO
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de TH2 – Idade Média ao Iluminismo, referente a nota parcial 1, ao Professor Pedro Boaventura.
ABRIL/2016
FORTALEZA, CE
Distribuição na arquitetura do renascimento italiano
Sobre o Renascimento italiano há uma grande quantidade e diversidade de obras, muitas referências herdadas de Roma antiga. Os autores buscaram incorporar tempos e regionalização, o que resultou na pluralização dos projetos, mas o estilo clássico limitou boa parte dos projetos.
Com o Renascimento passou-se a levar em consideração a arquitetura interior e a aplicação de materiais diversos. Durante o período várias obras são reproduzidas de outros arquitetos, como por exemplo Sebastião Serlio, que reproduziu o Tempieto de São Pedro, obra de Bramante.
Havia uma preocupação com o interior das obras, que buscavam uma solução para sua organização interna. Novos conceitos e métodos foram aplicados e aperfeiçoados, rompendo com a arquitetura tradicional.
Surge a ideia de compartimentação dos ambientes, com o uso de circulações separadas e continuidade do ambiente, para isso é feito o uso de organogramas e fluxogramas na concepção da arquitetura. A busca por uma arquitetura funcional e racional ganha ênfase durante esse período.
O texto em análise aborda a produção de arquitetos, dentro do tema da arquitetura erudita, de acordo com os conhecimentos adquiridos empiricamente por cada autor, que sofreram influências vitruvianas, arqueológicas da antiguidade clássica, e que por fim conduziram a arquitetura renascentista.
...