A Arquitetura do conceito e da forma
Por: Lara Lunardi Lima • 5/6/2018 • Resenha • 264 Palavras (2 Páginas) • 1.060 Visualizações
MONTANER, Josep. ‘XII- A arquitetura do conceito e da forma”. In: Depois do movimento moderno-Arquitetura da segunda metade do século xx. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2001. p 167-176
Ao mesmo tempo que temos Aldo Rossi e Robert Venturi, seguindo uma linha de pensamento contrária a do Movimento Modernista, temos nesse momento o início de uma manifestação que procura reinterpretar os grandes mestres Modernistas, tendo como seus representantes mais destacados Peter Eisenman e John Hejduk.
A proposta apresentada por estes arquitetos será a de recriação do ciclo formal de vanguardas, entendendo-se por : Pilotis, janelas em fita, terraço, etc. Não existe dentro de suas diretrizes uma preocupação com o contexto histórico ou elementos de gosto popular e sim um foco na composição formal de projeto, a “forma pela forma”.
Recebem influência de Louis Kahn, utilizando geometrias puras e combinações baseadas na forma bem como uma separação radical do “humano e do mundo autônomo das formas geométricas”. Outra característica citada é o uso de obras chave do Modernismo e o uso de suas estratégias formais, eliminando o seu teor social, principal diferença entre os movimentos, copiando a sua forma de pensar o projeto.
Referencia da arquitetura vista como a arte, em que a forma explica e fundamenta a elaboração. Também é citada a abolição da simbologia, e do sujeito, esta arquitetura não traz a preocupação com a comunicação presentes no capitulo anterior e sim puramente estética.
MONTANER, Josep. ‘XII- A arquitetura do conceito e da forma”. In: Depois do movimento moderno-Arquitetura da segunda metade do século xx. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2001. p 167-176
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