TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Casa do Sítio do Padre Ignácio

Por:   •  10/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

A casa do sítio do Padre Ignácio é dos maiores exemplares de casas bandeiristas. Ela foi projetada a partir das necessidades de uso, tendo em vista o fato de ser uma casa que recebia bastante visitantes, seja pela capela existente ou pelos bandeirantes que estavam em expediçao e se hospedariam nela. Portanto existe uma setorização no programa da casa que é definido por área íntima e social.

A área social, em planta, se organiza na parte da frente da casa, onde encontramos o alpendre, na área intermediária entre interior e exterior da casa, que era o local de recepção dos visitantes, como se fosse uma “varanda”, onde também escravos e visitantes podiam assistir às missas; o quarto de hóspedes na lateral esquerda, que hospedava bandeirantes e visitantes, portanto não possui acesso interno para a casa para manter a segurança; na lateral direita se localiza a capela, local onde era realizado as missas, mas que apenas os homens e os membros da igreja poderiam assistir, já as mulheres ficavam numa parte segregada da igreja, e assistiam através de “rasgos” na parede da capela; e o confessionário está localizado acima da capela.

A área íntima foi organizada a partir da sala que se localiza no centro da casa, de onde se acessava os quartos, localizados na lateral esquerda acima do quarto de hóspedes e na lateral direita acima do confessionário, a alcôva e a despensa, no qual sua localização é estratégica em vista de possuir a escada de acesso para o sótão, que fica na parte superior da casa, onde se guardava objetos e pertences de valor. Além disso a planta da casa também foi pensada em caso de fuga, já que todas as aberturas, portas e janelas, se conectam visualmente com o núcleo da casa, a sala, portanto facilita a articulação de uma fuga.

A casa foi construída através do método construtivo de taipa de pilão, com revestimento em argamassa, possuindo uma base de pedra e grandes beirais servindo como isolante da água da chuva. Essas paredes são grossas devido ao fato de sua estrutura não conter pilares, as paredes sustentam todas as cargas, e além disso foram feitas para a casa ser o mais segura possível. Com telhas em barro, a cobertura e as aberturas, janelas e portas, foram feitas em madeira e apenas de encaixes, o piso interno é de terra batida e o externo contém pedras.

A casa não possui muitos ornamentos pois foi feita com o intuito de funcionar realmente como um abrigo, mas esses poucos ornamentos estão presentes em madeira, no telhado e nas esquadrias, as telhas de barro, o alpendre e os cachorros. E mesmo sua fachada e interior serem simples ela possui esses detalhes ornamentados que valorizam e caracterizam essa arquitetura

De acordo com o Colin (20--?) a taipa de pilão é uma técnica construtiva que se utilizam formas de madeira, chamados taipais, e nelas se colocam a matéria-prima, o barro, que era feito de uma mistura de argila, areia, fibra vegetal, crina de animal ou estrume

então se colocava esse barro entre as tábuas que formam esses taipais e com um pilão ele era amassado e deixado ali até secar. Após esse ele secar, se desmonta o taipal e o reposiciona à lateral desse já feito.

Para criar maior resistência ao contato direto da água da chuva, a estrutura passava por um revestimento, que era feito com uma argamassa de cal, areia e as vezes esterco (BARRETO, 1965), criava-se grandes beirais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com