A Construção Civil
Por: Iramaya • 28/8/2015 • Projeto de pesquisa • 6.233 Palavras (25 Páginas) • 249 Visualizações
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Douglas Kosloski1[1]
Iramaya Brandão Bugni[2]
Matheus Teodosio de Souza[3]
Nathalia Espirito Santo Monteiro[4]
Poliana de Souza Oliveira[5]
Resumo: Este artigo falará sobre Construção Sustentável realizada através da pesquisa bibliográfica relatando sua definição, as principais tendências neste setor para o ano de 2014. A Construção Sustentável visa à utilização de tecnologias que permitem a sustentabilidade da construção. Veremos no decorrer da pesquisa que as construções sustentáveis empregam as técnicas da bioarquitetura e são, antes de tudo, intervenções conscientes e planejadas. Um dos objetivos da construção sustentável é buscar satisfazer as necessidades humanas, ajustando-as às condições naturais locais, empregando de forma sustentável os recursos buscando sempre não esgotá-los, preservando-os para as gerações futuras não só falar sobre isso, mas alertar as pessoas que além de ser um dever é uma das diversas formas que temos de cuidarmos mais de nosso planeta porque utilizando os recursos de maneira sustentável iremos diminuir a agressão ao meio ambiente e que isso também é um retorno satisfatório há nós seres humanos. Existem diversas maneiras de se retribuir a ajuda à natureza e essa é uma das formas que podemos e devemos fazê-la. Devem-se considerar as condições naturais (vegetação, relevo, condições climáticas), a disponibilidade de recursos materiais e humanos e as técnicas que melhor se ajustam a cada caso. Desta forma, têm-se ambientes construídos com menos impactos ambientais, com menor consumo energético e hidráulico, mais confortáveis e saudáveis para seus moradores e usuários, e sustentáveis, ou seja, são construções viáveis ambientalmente, economicamente e socialmente. Uma das vantagens dentro da construção sustentável além de contribuir para a redução das emissões de gases estufa, o emprego da sustentabilidade na construção gera economia tanto para o bolso das construtoras como do consumidor. De acordo com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) a sustentabilidade nas construções, pode render uma economia de 40% de água e 30% de eletricidade. Para esse resultado, basta investir de 3 a 5% do valor do imóvel em tecnologias ambientalmente saudáveis.
Palavras Chave: Construção Sustentável, Meio ambiente, Sustentabilidade.
Abstract:This article will talk about Sustainable Construction accomplished through literature reporting its definition, the key trends in this sector for the year 2014. Sustainable Building The aims of the use of technologies that allow the sustainability of construction. We will see in the course of research that employ green building techniques bioarchitecture and are, above all, conscious and planned interventions. One of the goals of sustainable construction is to seek to satisfy human needs, adjusting them to local natural conditions, using resources sustainably always trying not to exhaust them, preserving them for future generations not only talk about it, but warn who besides being a duty is one of several ways that we have to take care of our planet more because using resources in a sustainable manner will decrease aggression to the environment and that it is also a satisfactory return there us humans. There are several ways to repay the aid nature and this is one way that we can and should do it. Must consider the natural conditions (vegetation, relief, climate conditions), the availability of human and material resources and techniques that are best suited to each case. Thus, they have built up environments with less environmental impact, less energy and hydraulic, more comfortable and healthier for its inhabitants and users, and consumption, ie constructions are viable environmentally, economically and socially. One of the benefits of sustainable construction in addition to contributing to the reduction of greenhouse gas emissions, the use of sustainable construction saves money for both the pockets of builders and consumer. According to the Brazilian Council for Sustainable Construction (CBCS) sustainability in buildings, can yield a savings of 40% water and 30% electricity. For this result, just invest 3-5% of the property value in environmentally sound technologies.
Keywords: Sustainable Construction, Environment, Sustainability.
1.Introdução
Nessa fase inicial relatamos que a construção sustentável é um conceito que denomina um conjunto de práticas adotadas antes, durante e após os trabalhos de construção com o intuito de obter uma edificação que não agrida o meio ambiente, com melhor conforto térmico sem a necessidade de consumo de energia e que melhore a qualidade de vida dos seus moradores/usuários, além de utilizar materiais e técnicas que garantam uma maior eficiência energética.A idéia da construção sustentável não é assim tão nova, mas como quase tudo, demorou um pouco para chegar por aqui. O conceito de construção sustentável começou a ganhar corpo na década de 70 com a crise do petróleo, onde o homem começou a abrir os olhos para realidade do planeta, sua definição veio em 1987 com o Relatório de Bruntland / ONU - Nosso Futuro Comum (Our Common Future) Em 1997 teve o primeiro encontro sobre construção sustentável, em Helsinque – Finlândia, que tratou especificamente deste assunto, em 1998 foi criado o BREEAM ( BuildingResearchEstabilishiment Environmental AssessmentMethod - BRE Método de Avaliação Ambiental ) na Inglaterra, que por sinal é um dos países mais avançados em relação a construção sustentável. No Brasil desde 2008 o Green BuildingConcilBrasil , uma organização não governamental auxilia os empresas de construção civil a prática do Green Building (Prédio Verde) e também a certificação LEED (“Leadership in Energy and Environmental Design”) que é mundialmente aceito e reconhecido no Brasil.
Países como EUA, Japão e os da Comunidade Européia já criaram inclusive incentivos para os empresários ou pessoas comuns que optem por construções ecologicamente corretas. E, mesmo aqueles que não dispõem de tanto capital para investir em uma nova casa podem aproveitar incentivos para a realização de pequenas reformas. Os principais incentivos ainda são para o campo da redução do consumo de energia.
Segundo o autor Sattler (2007) podemos visar à sustentabilidade através do uso e reuso de materiais cujo fim pode ser de múltiplas utilidades como, por exemplo, recolher água da chuva para utilizá-la no ambiente doméstico onde à mesma pode ser utilizada na pia da cozinha, no banheiro, para lavagem de pisos, utilizada para descarga de vaso sanitário em bacias com caixa acoplada que consomem menos água ou em caixa dupla que é diferenciada para sólidos e líquida. Podemos também fazer uso do fogão a lenha de maneira que possamos também aquecer água para o banho e manter o local aquecido no período de inverno.
...