A Contrançado Civil Convencional
Por: cesNelio • 3/9/2019 • Seminário • 846 Palavras (4 Páginas) • 124 Visualizações
Introdução
O concreto é feito de água, cimento, aglomerado miudo e graudo e pode ter aditivos também. Pode ser feito com o uso de máquinas como betoneira e caminhão e pode ser feito manualmente com o uso de uma inchada.
HISTÓRIA
Há relatos de que o concreto foi utilizado pela primeira vez na Roma Antiga em obras como o phanteon, porém devido a ruralização da Europa. Por conta disso o concreto só foi ser mais utilizado após a revolução industrial, e a partir daí o concreto evoluiu muito com vários tipos novos e estudos mais aprofundados sobre o mesmo.
EVOLUÇÃO DO CONCRETO
Com o passar dos anos, os agrupamentos humanos tornaram-se mais densos. Surgiu a necessidade da construção de estruturas maiores, resistentes, duráveis, de melhor aparência e capazes de abranger vãos mais extensos.
Depois da Revolução Industrial, com o emprego do concreto protendido e do aço, as áreas urbanas foram tomadas de arranha-céus, mudando, assim, os rumos da engenharia e da arquitetura mundial.
Classificação e Tipos de Concreto
Nos classificamos os concretos de acordo com sua composição (de que ele é composto), adição ( o que é adicionado ao concreto), aplicação (modos de aplicar o concreto nas obras) e uso ( onde é usado).
Concreto convencional
É um tipo de concreto mais usado no dia a dia das obras e pode ser aplicado em quase todo tipo se estrutura.
A resistência do concreto convencional varia de 5,0 em 5,0 Mpa, a partir de 10,0 até 40,0 Mpa e sua espessura varia de 40 à 70 mm.
Agora vamos apresentar os concretos calssificados a partir da composição (de que ele é composto)
O primeiro na classe da composição é o concreto leve, que apresenta peso especifico reduzido e isolamento térmico e acústico.
É aplicado geralmente em lugares que necessitam de algum isolamento e não podem ser usados para grandes estruturas, pois apresenta baixa resistência a compressão
O segundo na calasse da composição e o concreto ciclópico que consiste basicamente em concreto convencional com adição de grandes pedras, geralmente as pedras são o matacão ou a pedra marroada. São utilizados em vigas de fundação (baldrames) e em blocos armados.
O ultimo concreto na classificação pela composição é o concreto pesado, que apresenta uma massa especifica que supera 3.200 kg/m³, geralmente é usado em anteparos radioativos, e apresenta um menor custo em relação aos painéis de chumbo, por isso é usado com mais frequência.
Agora vamos apresentar os concretos classificados a partir da adição (o que é adicionado ao concreto)
Concreto colorido:
Adição de pigmentos à mistura.
O Traço indicado e de 1,5/50 (1,5kg de pigmento e 50kg de cimento.
Cimentos indicados são o ARI e o Pozolânico
Translúcido: O concreto translúcido é um material de construção de concreto com propriedades transmissoras de luz devido a elementos ópticos de luz embutidos - geralmente fibras ópticas. A luz é conduzida através da pedra de uma extremidade à outra. Portanto, as fibras precisam passar por todo o objeto.
Permite a passagem de luz
Feito com fibra óptica
Resfriado: É usado em grande estruturas, como por exemplo barragens, algum tipo de fundações e base pra máquinas.
Adição de gelo a mistura substituindo a água.
Mais resistente a fissuras.
Melhor resistência a compressão.
Concreto de alta resistência (CAR)
Alta resistência inicial.
Menos poroso e mais compacto.
Geralmente usado em pré-moldados.
Usado em obras que exigem velocidade.
E muito usado também em obra q necessita de ‘agilidade’, velocidade na obra.
Concreto de alto desempenho (CAD):
...