A Coordenadoria de Edificações Curso Técnico Subsequente em Edificações
Por: Heriques • 24/6/2021 • Trabalho acadêmico • 778 Palavras (4 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1]
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
Campus Lagarto
Coordenadoria de Edificações
Curso Técnico Subsequente em Edificações
NR5-CIPA
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
LAGARTO/SE
2021
NR5-CIPA
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Disciplina: Saúde, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho
Professora: Rosangela Santos Marinho
Turma: 1° EDF-N
Alunos: José Jonatas Bispo de Andrade
Heriques da Silva Pessanha
Clynton Santos Santana
José Iago dos Santos Faria
LAGARTO/SE
2021
NR 5 – CIPA
As NRs surgiram em 1978, com o objetivo de padronizar, fiscalizar e fornecer orientações sobre procedimentos que estabelecem parâmetros e instruções sobre saúde e segurança. Cada uma é definida consoante cada atividade ou função desempenhada nas empresas regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Foram aprovadas 28 NRs – hoje já são 36 – entre elas a NR5.
A NR 5 (Norma Regulamentadora 5) é uma norma da Portaria 3.214 de 1978, que trata de um conjunto de diretrizes que deve ser adotado para a implementação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em todas as empresas e estabelecimentos que admitam trabalhadores.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma comissão formada por representantes do empregador e dos trabalhadores que atua diretamente na promoção da saúde ocupacional e na prevenção de acidentes, através da elaboração de campanhas, eventos, medidas de controle, treinamentos, reuniões e atividades relacionadas a saúde e segurança dos trabalhadores.
O objetivo principal da CIPA é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes da vida e a promoção da saúde do trabalhador, observando de forma contínua as condições de trabalho em todos os ambientes de uma empresa.
Dentre as atribuições da CIPA, podemos citar:
- elaborar o mapa de risco, identificar os riscos do ambiente e processo de trabalho;
- elaborar planos de trabalho que possibilite a ação preventiva nos problemas que envolvam a segurança das atividades desenvolvidas;
- participar da implementação das medidas de controle;
- realizar periodicamente as verificações de segurança no ambiente de trabalho;
- realizar reuniões agendadas de acordo com o cronograma para o debate sobre as condições de saúde e segurança, bem como assuntos pré-definidos em cronograma;
- solicitar a paralisação de equipamentos ou máquinas quando constado a presença de risco de acidentes;
- colaborar para a implementação do PCMSO e do PPRA;
- promover, em conjunto a empresa, a campanha anual de prevenção a AIDS.
Devem constituir e manter a CIPA todas as empresas privadas ou públicas, cooperativas, instituições beneficentes, sociedade de economia mista, associações recreativas e instituições que admitam trabalhadores. Sua formação deve conter representantes do empregador e dos trabalhadores, onde o representante do empregador deve ser indicado pelo responsável da empresa, e os dos trabalhadores através de eleição aberta a todos os funcionários da empresa, seguindo os parâmetros definidos na NR 5. A estrutura da CIPA será formada da seguinte forma:
...