A ESTÉTICA DO PROJETO
Por: paulaaanaaa • 24/11/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 2.470 Palavras (10 Páginas) • 246 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ESTÉTICA DO PROJETO
GOIÂNIA
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ESTÉTICA DO PROJETO
ALUNOS:
ANA PAULA ARAGÃO COSTA - RA: C471FB9 P
ANNE KAROLINE DE SOUZA CHAVEIRO – RA C4442F9 Q
ANYELLEN BORGES DE OLIVEIRA – RA: C63HEA2 P
CLAUDIA MORELI DA SILVA – RA: C669695 P
JOÃO VICTOR PEREIRA DA ROCHA - RA: C1252B8 P
GOIÂNIA
2018
CIDADE CONTEMPORÂNEA
Podemos observar que na cidade contemporânea tem-se novas formas enunciativas culturais da territorialidade urbana que, operando em um outro contexto da dimensão sociocultural, questionam e aportam novas construções conceituais da espacialidade urbana. Pode se constar que por outro lado, na cidade urbanística tem processos de especialização econômica e funcional. Em contraposição ao obscurecimento e desvalorização da memória coletiva de fragmentos congelados de uma história valorada. Assim, através das noções de tempo, velocidade, obsolescência de lugares e coisas, inovações da ciência e tecnologia, buscaram contribuir para uma redefinição das relações socioespaciais presentes na cidade atual. Acreditam-se ainda que alguns procedimentos possam permitir a renovação da teoria. Pode-se observamos então que a modernidade atual apresenta enquanto característica, não apenas a intensa proliferação de objetos, a abundância, mas também é marcada pela rapidez em que são processados, assim como pela sofisticação tecnológica em que produzidos.
Muitas vezes a cidade contemporânea foram interpretadas como uma dispersão caótica de coisas e pessoas, de prática e de economias, a cidade contemporânea com diversas escalas do espaço físico, social, econômico, institucional, político e cultural, produto de uma racionalidade múltipla e legitimas. Portanto os diversos elementos marcam uma cidade despedaçadas que, às diversas escalas encarrega sua própria organização.
CRISE DO URBANISMO CONTEMPORÂNEO
Com a busca de distintos procedimentos para a abordagem do antigo problema, culminando no surgimento de novas teorias. Uma crise do urbanismo contextualiza e adquire maior força quando discorremos sobre as contradições que se situam entre alguns aspectos da teoria e da prática. Também a incursão de parâmetros que a crítica arquitetônica detecta no âmbito da intervenção na cidade contemporânea.
Há uma percepção que cresceu a arquitetura, assim como ela não é o único sistema que compõe o ambiente construído da cidade. Se na cidade histórica a arquitetura era o cenário onde cultura e vida pública tomavam forma, na condição contemporânea tal afirmação se torna facilmente refutável. Neste sentido, a cidade historicamente definida, e as intervenções pautadas dentro de uma ótica contextualiza, no âmbito exclusivo da disciplina arquitetônica, parecem ser insuficientes para responder à complexidade da cidade contemporânea. Em nome de um discurso de “permanência”, deixaram de ser contemplados importantes aspectos inerentes à dinâmica que permeia a cidade contemporânea, e seus novos modos de pensar e produzir os espaços.
CARACTERÍSTICAS
TECNOLOGIA
Ao passar do tempo, os arquitetos foram podendo incorporar diversas tecnologias ao seu processo criativo. Com isso acontecendo a arquitetura contemporânea conta com o uso de materiais e de tecnologias avançadas da construção civil.
SUSTENTABILIDADE
Com o aperfeiçoamento do design, a tecnologia permite a experiencia com materiais sustentáveis. Exemplos de umas práticas eco amigáveis da arquitetura contemporânea são:
- Uso de materiais naturais e sustentáveis: pisos de bambu, bancas de granito, telhados vivos, exuberância no paisagismo.
- Utilização de materiais recicláveis e não tóxicos: pisos feitos com materiais cuja fabricação não é agressiva ao meio-ambiente; tintas menos tóxicas.
- Luz natural: uma das principais características deste tipo de construção, com destaque para as grandes janelas e claraboias.
CONTRASTE
Após o pós-modernismo, a arquitetura contemporânea deixou o desenho linear de lado para valorizar as formas distorcidas e fragmentadas. Por causa dessa característica, muitas pessoas acreditam que o seu “caos controlado” uma arquitetura agressiva, futurista e impactante.
ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA
O modelo arquitetônico aplicado hoje no Brasil não difere da tendência mundial, de unir os estilos.[pic 1]
Os projetos nacionais privilegiam o minimalismo e, como ocorre com o restante do mundo, a integração ao meio-ambiente, aproveitamento de materiais e uso acentuado da tecnologia. Um dos mais importante nome da arquitetura contemporânea brasileira e um dos mais influentes destaques na área no mundo é o carioca Oscar Niemeyer. Coube a Niemeyer projetar Brasília (DF), em suas formas surpreendentes. O arquiteto provou ser possível explorar as formas arredondadas nos projetos e escapar da exatidão da reta.[pic 2]
SÃO PAULO
HISTÓRIA
A história da cidade de São Paulo ocorre na história do Brasil, com a existencia de aproximadamente 464 anos. Todavia tenha sido marcada por uma relativa inexpressividade, sendo do ponto de vista político ou econômico.Durante os primeiros três séculos desde sua fundação, São Paulo destacou-se em diversos momentos como cenário de variados e importantes momentos de ruptura na história do país.
SEsta característica de cidade comercial e de composição heterogênea que acompanhar a cidade em toda a sua história, no qual atingiu o seu ápice após o espetacular crescimento demográfico e econômico, com o ciclo do café e da industrialização, que elevaram São Paulo ao posto de maior cidade do país.
...