A Estratégia de Adoção do Partido
Por: Arléia Arruda • 18/4/2023 • Trabalho acadêmico • 616 Palavras (3 Páginas) • 101 Visualizações
2. PROJETO
2.1 Estratégia de Adoção do Partido
Baseado nos dados relativos ao tema, projetos precedentes, análise dos projetos de referência, caracterização dos aspectos legais do terreno e programa arquitetônico da escola, foi possível definir o partido arquitetônico, que emerge praticamente a partir dos condicionantes combinado às soluções arquitetônicas inspiradas em elementos componentes dos projetos de referência.
A horizontalidade teve grande importância não só no partido arquitetônico, mas também na melhor locomoção das crianças dentro da escola, evitando possíveis acidentes. Esta é a principal característica dos espaços educacionais infantis, inclusive a forma recomendada pelo MEC, pois as crianças conseguem estar nas salas de aula de ensino regular com proximidade das áreas de convívio coletivo, promotora das descobertas e das novas experiências.
A ideia preliminar foi adquirir a tipologia casa pátio para que os pedagogos consigam ter a visão de tudo que está acontecendo ao seu redor, por isso foi planejado colocar a área de lazer toda no centro da edificação.
Propor um espaço adequado de aprendizagem incluindo ambientes que permitam o desenvolvimento das atividades pedagógicas da metodologia de Ensino Montessoriana.
Referencias
Jardim de Infância Elefante Amarelo / xystudio
O pátio interno conta com um tanque de areia e uma árvore, que é o
"coração do edifício". A fachada do pátio é aberta ao átrio com grandes janelas que permitem a máxima iluminação natural.
A presença dos pátios conectados definem as centralidades internas e geram iluminação natural para o interior dos blocos. Os espaços criados são as áreas abertas, porém cobertas, entre os blocos construídos para atividades definidas, mais informais e que sirvam para abrigar futuras rodas de leitura, de capoeira, aulas, ensaios abertos e reuniões.
Os elementos e soluções do projeto de referencia que utilizei para o meu partido, Na escola Jardim de Infância Elefante Amarelo, foi o uso do pátio no centro da edificação, fazendo ele um espaço de convívio de todas as classes. Outro elemento foi o contato com o exterior, principalmente com a natureza.
Figura 10: Planta baixa com pátio interno.
Fonte - https://www.archdaily.com.br, 2015
CONDICIONANTES NORMATIVOS
As legislações e normas específicas para as construções institucionais (creche), que atenda às necessidades dos usuários, dado que, o público alvo são crianças.
...