A FIXAÇÃO DE BATENTES E PORTAS
Por: Bruno Tramontin • 1/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.234 Palavras (5 Páginas) • 164 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
MURILO RAUL MARTINS
KENON MENDES OLIVEIRA
SÔNIA ROCHA
GUILHERME MAURÍCIO MARQUES
JOANA TENFEN WARMLING
EVANOR PACÍFICO FILHO
OÉLITON COELHO
JUCÉLIO FERNANDES GARCIA
FIXAÇÃO DE BATENTES E PORTAS
Tubarão
2010
MURILO RAUL MARTINS
KENON MENDES OLIVEIRA
SÔNIA ROCHA
GUILHERME MAURÍCIO MARQUES
JOANA TENFEN WARMLING
EVANOR PACÍFICO FILHO
OÉLITON COELHO
JUCÉLIO FERNANDES GARCIA
FIXAÇÃO DE BATENTES E PORTAS
Trabalho apresentado à disciplina de Construção Civil II do Curso de Engenharia Civil da Universidade do Sul de Santa Catarina, tendo como requisito o conhecimento e a solução de problemas através do uso das diferenciais.
Professor: Mara Gomes.
Tubarão
2010
INTRODUÇÃO
Apresentaremos neste trabalho a padronização e fornecimento de diretrizes para apresentar um serviço de qualidade superior em portas e batentes. Apresentaremos seus devidos materiais para a correta fixação, métodos de fixação e os itens de verificação, metodologia e critérios de avaliação.
1 OBJETIVO
Padronizar e fornecer diretrizes para a execução da fixação de batentes e colocação de portas.
2 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
2.1 Materiais de uso geral
- Batentes e portas de madeira;
- Sarrafo para travamento;
- Cunhas de madeira;
- Martelo;
- Serra circular;
- Prumo;
- Régua com nível de bolha acoplado;
- Metro ou trena;
- Esquadro;
- Bancada;
- Lápis;
- Formão;
- Dobradiças;
- Graminhos;
- Fechaduras completas;
- Guarnições;
- EPIs: capacete, bota, luvas e óculos de segurança.
2.2 Materiais específicos para colocação de batentes parafusados
- Cola branca para madeira;
- Bucha;
- Furadeira elétrica;
- Brocas;
- Parafusos;
- Pregos.
2.3 Materiais específicos para colocação de batentes com espuma de poliuretano
- Espuma de poliuretano em spray com pistola aplicadora;
- Borrifados de água;
- Estilete.
3 MÉTODO EXECUTIVO
3.1 Condições para início do serviço
A alvenaria deve estar concluída, com vãos prontos para o recebimento dos batentes. No caso de batentes fixados por parafusos, os blocos de alvenaria que estiverem posicionados nas alturas em que serão parafusados os batentes devem estar preenchidos com argamassa. Em se tratando de fixação com espuma de poliuretano, os blocos devem ser chapiscados.
3.2 Preparação dos batentes
Confeccionar uma bancada para montagem centralizada dos batentes.
Montar os batentes nas bancadas de acordo com as orientações: posicionar as ombreiras na bancada, verificando em seguida suas medidas e a necessidade de efetuar eventuais cortes, uma vez que as ombreiras devem ficar com as medidas exatas para a colocação. Posicionar a travessa sobre as ombreiras. Conferir as dimensões e o esquadro do batente. Fixar a travessa com pregos 19 x 36 e também os travamentos com pregos 15 x 15. Se necessário, é possível fazer pré-furos com uma broca de 5 mm de diâmetro para evitar a ocorrência de rachaduras na madeira.
3.3 Colocação dos batentes
3.3.1 Batente fixado por parafusos
Posicionar o batente no prumo, encostando os pés das ombreiras sobre o nível do piso acabado e mantendo a folga existente entre o batente e o vão igualmente espaçada para ambos os lados. Posicionar uma régua de alumínio entre as taliscas da parede do vão e alinhar o batente junto a ela.
Verificar o prumo e nível das ombreiras, utilizando uma régua de alumínio com nível de bolha.
Furar a alvenaria com uma broca de vídea de 8 mm sobre o furo do batente e fixar com buchas s-8 nesses furos. Fixar o batente na alvenaria, utilizando parafusos e colar as cavilhas nos furos com cola branca, deixando-as rentes ao batente, nunca enterradas.
Deve-se conservar o sarrafo de travamento até a época de instalação das portas, para garantir que a umidade não provoque o empenamento dos batentes prontos.
3.3.2 Batente fixado por espuma de poliuretano
Posicionar o batente no prumo, encostando os pés das ombreiras sobre o nível do piso acabado e mantendo a folga existente entre o batente e o vão igualmente espaçada para ambos os lados. Esta folga deve ser de 10 mm a 15 mm de cada lado. Posicionar uma régua de alumínio entre as taliscas da parede do vão e alinhar o batente junto a ela.
Verificar o prumo e nível das ombreiras, utilizando uma régua de alumínio com nível de bolha.
Aplicar espuma de poliuretano em uma faixa de 25 cm, em três pontos de cada ombreira, sendo um deles próximo ao pé, outro ao centro e o terceiro próximo à travessa.
Atentar para o fato de que a superfície em que a espuma será aplicada deve estar chapiscada, limpa, livre de poeira ou gordura e ligeiramente umedecida para abreviar o tempo de expansão. O batente assim fixado não deve sofrer perturbações nas primeiras 24 horas.
Esse método é bastante utilizado para a instalação de conjunto porta pronta, que consiste no batente já montado e acabado com porta, fechadura e dobradiças.
Para finalizar o trabalho e proporcionar um ótimo acabamento faz-se uso da colocação das guarnições que aparecem no contorno do batente. Estes quando mais largos, geralmente apresentam melhor acabamento.
3.3.3 Colocação de portas
Ajustar a porta ao batente, deixando uma folga de 3mm nas laterais e na parte superior da folha, e 8mm em relação ao nível do piso acabado.
...