A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados
Por: Bianca Rocha • 6/9/2023 • Monografia • 758 Palavras (4 Páginas) • 83 Visualizações
[pic 1]
Fonte: “Gráfico 1” Observasampa e IBGE
No gráfico é realizado o levantamento da quantidade de pessoas de cada faixa etária de idade ao longo dos anos, registro que foi pesquisado e analisado pelo Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), os dados recolhidos são referentes ao distrito do Ipiranga.
Observamos que a maior parte da população existente é entre 16 anos a 59 anos de idade, possui uma estabilidade entre as idades de 0 a 15 anos. Enquanto a população de 60 anos é crescente.
[pic 2]
FONTE: “Gráfico 2” IBGE e Observasampa
[pic 3]
FONTE: “Gráfico 3” IBGE e Observasampa
Os gráficos de “taxas de ocupação de emprego” representam os dados recolhidos sobre os empregos formais nas áreas da construção, indústria, comercio e serviço. Pesquisa realizada sobre o distrito do Ipiranga e Vila Prudente.
Pelos gráficos constata se que entre 2006 a 2021 segue apresentando aumento nas ofertas de empregos nos setor industrial.
Na região da Vila Prudente, notamos que o serviço apresenta um crescimento grande com o passar dos anos, empregos nos setores da indústria e comércios em geral se manteve em alta dos anos e quase não houve alteração. na área de construção apresenta um leve crescente entre os anos de 2006 a 2021.
No gráfico mostramos a “taxa de desemprego”, os dados são um percentual da população economicamente ativa desempregada na cidade de São Paulo através da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) / SEADE - DIEESE.
Reparamos que no período de 2006 a 2019 observa-se que 15,9% da população ativa se encontra desempregada na cidade de São Paulo.
[pic 4]
FONTE: “Gráfico 4” IBGE e Observasampa
O gráfico identificado como “responsáveis por domicílio” representa a porcentagem de pessoas que são responsáveis por domicílios particulares permanentes e que possuem rendimento por salários-mínimos no distrito do Ipiranga, nos períodos de 2000 e 2010.
O levantamento foi realizado em torno dos distritos do Ipiranga e vila prudente, apontam a maior parte das suas populações que recebem de 1/2 a 2 salários-mínimos de rendimento em 2010, com forte retração dos que ganham em 2000 acima de 5 salários-mínimos, o rendimento maior era de mais de 10 salários-mínimos.
Notamos que com o passar do tempo a população vem enfrentando mais dificuldade em conseguir atingir um salário-mínimo superior 2 salários-mínimos.
[pic 5]
Fonte: “GRAFICO 5” - IBGE
No gráfico” Pessoas em situação de pobreza” é levantado a quantidade de famílias com renda de até 1/4 salário-mínimo per capita, caracterizando situação de extrema pobreza do distrito do Ipiranga e vila prudente a pesquisa foi através do Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS); Base CadÚnico - Caixa Econômica Federal - MDSA.
...