A Guggenheim Museum
Por: isabellacss • 4/9/2018 • Projeto de pesquisa • 300 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
Localizado em Nova Iorque, o museu é um dos principais em arte moderna e contemporânea, cujo prédio tem um formato único, cilíndrico, mais largo no topo do que na base. A melhor forma de conhecer o Guggenheim é subindo até o último andar de elevador e depois descer suas rampas a pé.
Foi um projeto idealizado pelo magnata norte-americano Solomon Robert Guggenheim, um grande entusiasta de arte moderna e colecionador de um amplo acervo de obras. Em 1937, com o objetivo de levar a sua coleção a um número maior de pessoas, o magnata criou a Fundação Solomon R. Guggenheim, a qual possibilitou que outros admiradores de arte também pudessem conhecer as obras.
Mas quem liderou o projeto, foi o famoso arquiteto americano Frank Lloyd Wright, dando vida ao museu em 1959. Causando um impacto por se tratar de uma obra moderna, ainda não vista na época.
Dois anos mais tarde, Solomon decidiu expandir ainda mais o alcance de sua coleção, e inaugurou um espaço aberto ao público no qual seus quadros e obras de arte permaneciam expostos. Contudo, por ser um local pequeno e pouco conveniente para um museu, era necessário construir uma sede planejada especialmente para receber as obras. Assim surgiu a ideia de contratar o famoso arquiteto americano Frank Lloyd Wright para liderar o projeto de construção do prédio do Guggenheim que conhecemos atualmente.
Ao iniciar a visita pelo museu, um dos seus pontos imperdíveis é a Coleção Thannhauser, que está localizada no segundo andar do prédio. Essa coleção foi doada ao museu pela família Thannhauser, que era formada por grandes colecionadores de arte que no decorrer de gerações acumularam obras de pintores como Picasso e Van Gogh. Por esse motivo, essa é uma das partes mais disputadas do Guggenheim e um ponto que não pode deixar de ser visitado.
...