O projeto Living Museum
Tese: O projeto Living Museum. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: karholinee • 18/9/2014 • Tese • 876 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
RESUMO:
O projeto “Museu Vivo” tem como proposta integrar o Museu Sacaca e a comunidade por meio de ações museológicas de valorização o patrimônio cultural, os saberes e fazeres dos povos da Amazônia, especialmente dos povos tradicionais do Estado do Amapá. O projeto desenvolve-se através de mobilizações e encontros junto às comunidades possibilitando a apropriação dos espaços, ambientações e atividades desenvolvidas na Exposição a Céu Aberto. Além disso, o projeto realiza a vinda de grupos comunitários para o museu onde estes demostram suas atividades produtivas cotidianas, permitindo ao público visitante a experiência nas práticas, técnicas e conhecimentos desses grupos como o fazer a farinha na casa da farinha, a produção do vinho do açaí, dentre outras técnicas produtivas. Na comunidade pretende-se a realização de oficinas tendo como tema gerador o patrimônio cultural para a formação de pessoas das comunidades para o desenvolvimento de pesquisas sobre a história da comunidade para a elaboração de uma exposição itinerante e a produção de material educativo. O projeto é importante para potencializar os recursos educativos da comunidade; a integração entre o ensino formal e não formal e a troca de experiências entre gerações; contribuindo para a formação de sujeitos que valorizam e preservem o patrimônio cultural.
INSTITUIÇÃO Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá- IEPA/ Centro de Pesquisas Museológicas - Museu Sacaca do Desenvolvimento Sustentável.
DATA DE FUNDAÇÃO: 21/10/1991 CNPJ: 34.927.285/0001-22
RESPONSÁVEL: Augusto Oliveira Junior
ENDEREÇO: Avenida Feliciano Coelho, 1509, Trem
CEP: 68.900-260 CIDADE: Macapá ESTADO: Amapá
TELEFONE: (96) 32125363 FAX: (96) 3212-5362 ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.iepa.ap.gov.br
PROJETO: MUSEU VIVO
OBJETIVO GERAL
Promover apropriação e reapropriação do patrimônio cultural através da integração entre museu e comunidades tradicionais valorizando as práticas e técnicas produtivas como elementos constitutivos dos saberes e fazeres do povo da Amazônia com o museu. Promovendo a integração do museu e comunidade por meio da realização de ações museológicas de pesquisa, preservação, comunicação e educação do patrimônio cultural com as comunidades tradicionais da Amazônia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Expor as atividades produtivas das comunidades tradicionais da região amazônica no museu, possibilitando o momento de comercialização desses produtos;
Potencializar os recursos educativos das comunidades, realizando o intercâmbio necessário entre o ensino formal e não-formal, trocando experiências entre as gerações e culturas regionais.
Avaliar a dinâmica das ações realizadas pelo projeto.
METAS
Planejar junto com os Núcleos Locais as ações do Projeto.
Realizar, a cada mês, um dia de exposição e comercialização da produção realizada pelos Núcleos Locais no espaço Céu Aberto do Museu Sacaca.
Realizar,no mínimo, duas qualificações na comunidade com os Núcleos Locais formados ao decorrer do projeto.
Aplicar questionários de avaliação ao público visitante das exposições.
Elaboração de material didático com relatos sobre as atividades tradicionais;
Adquirir materiais de consumo e equipamentos necessários para realização das atividades do projeto.
PÚBLICO SUJEITO
Comunidades do entorno do museu e das escolas, demanda espontânea e as comunidades tradicionais do Estado.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
As atividades realizadas terão como referencial teórico-metodológico a Nova Museologia e a Educação Popular, que possibilita o desenvolvimento dos processos pedagógicos e museológicos a partir da participação e da construção coletiva do conhecimento em interação com as comunidades. Dessa forma as atividades serão realizadas através das seguintes etapas principais:
1- Preparação: Articulação e Planejamento com as comunidades; aquisição de materiais e equipamentos necessários para realização das atividades;
...