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A História da Arte, Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  1/3/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  370 Visualizações

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Introdução

No âmbito da disciplina de História da Arte, Arquitectura e Urbanismo, foi solicitada a elaboração de uma pesquisa em grupo, na qual o tema foi atribuido pelo docente, e este tema consiste em debruçar a vida e obra de um arquitecto, desta forma neste trabalho será abordado o arquitecto “Walter Gropius”.

Walter Adolph Gropius nasceu no dia 18 de Maio de 1883 em Berlim, Alemanha. É considerado um dos principais nomes de arquitectura do século XX. Foi o fundador da Bauhaus(1919), a escola de arquitectura que mudou por completo a visão da época, além de ter projectado o edifício para sede da escola em Dessau em 1925.

Portanto, por meio deste trabalho, pretende-se abordar o desenrolar da vida e obra do arquitecto Walter Gropius, principais projectos e as caracteristicas principais na sua arquitectura.  

Objectivos

Objectivo Geral

Este trabalho visa analisar e compreender a biografia, obras, influências e contributo do arquitecto Walter Gropius.

Objectivos Específicos

  • Sintetizar a biografia do arquitecto Walter Gropius;
  • Identificar os principais projectos de Walter Gropius;
  • Detectar as características principais na arquitectura de Walter Gropius.

Metodologia

Foi adotada uma metodologia baseada na pesquisa e coleta de dados relevantes ao tema do trabalho desenvolvido, levantou-se bibliografia referente ao tema, incluindo pesquisas virtuais.


Walter Adolph Gropius – nasceu no dia 18 de Maio de 1883 em Berlim, Alemanha. É considerado um dos principais nomes de arquitectura do século XX. Foi o fundador da Bauhaus(1919), a escola de arquitectura que mudou por completo a visão da época, além de ter projectado o edifício para sede da escola em Dessau em 1925. Estudou a arquitectura nas universidades de Munich e Berlin-Carlottenburg entre 1903 à 1907. [pic 1]

 [pic 2]

A Bauhaus e o pensamento de Gropius eram norteados pela famosa frase “a forma sege a função”, segundo a qual se ensinava aos arquitectos, designers e artistas o ofício como importante do processo.[pic 3]

A Bauhaus se tornou popular após uma exposição organizada por Gropius no MOMA, em Nova Iorque. Após seu falecimento em 1969, suas ideias sobre arquitetura e design, enraizados na escola da Bauhaus, se tornaram ideais básicos da arquitetura modernista.[pic 4]

Em menos de 15 anos de funcionamento, a Bauhaus foi fechada pelo partido nazista alemão, em 1934, e seu fundador se exilou nos EUA, onde viveu o restante de sua vida. 

 

Exemplos peças feitas na escola Bauhaus[pic 5]

                                                     [pic 6][pic 7][pic 8]


Ordem cronológica dos seus projectos

  • 1911-1925 Fábrica Fagus, Alfeld an der Leine, Alemanha.
  • 1914 Edifícios de oficinas e fábricas em Werkbund, Colonia, Alemanha.
  • 1920-1921 Casa Sommerfeld, Berlin, Alemanha
  • 1920-1922 Monumento Memoria Vítimas Golpe Estado de Kapp, Weimar, Alemanha.
  • 1922 Projecto Chicago Tribune Tower, Chicago, EE. UU.
  • 1924 Casa Auerbach, Jena, Alemanha.
  • 1925-1926 Edifício de Bauhaus, Dessau, Alemanha.
  • 1925-1926 Casas dos professores de Bauhaus, Dessau, Alemanha.
  • 1926-1928 Colonia Törten, Dessau, Alemanha.
  • 1927 Projecto totalteather.
  • 1927-1929 Oficina de emprego, Dessau, Alemanha.
  • 1928-1929 Colonia Dammerstock, Karlsruhe, Alemanha.
  • 1929-1930 Colonia Siemensstadt, Berlín, Alemanha.
  • 1934 Secção de exposição de metais não ferrosos "Deutsches Volk - Deutsche Arbeit", Berlín, Alemanha.
  • 1935-1936 Casa Ben Levy, Londres, Reino Unido.
  • 1938 Casa Gropius, Lincoln, EE. UU.
  • 1948-1950 Graduate Center da Universidade de Harvard, Cambridge, EE. UU.
  • 1955-1957 Bloco de apartamentos Interbau, Berlín, Alemanha.
  • 1958-1963 Pan Am Airways Building (Met Life Building), Nova York, EE. UU.
  • 1967 Fábrica de vidro Thomas, Amberg, Alemanha.

Fábrica Fagus, em Alfeld an der Leine, Alemanha. A Fábrica é uma construção de 10 complexo - começou por volta de 1910, projeto de Walter Gropius, que é um marco no desenvolvimento da arquitectura moderna e design industrial. Servindo todas as fases do fabrico, armazenagem e expedição de dura usada pela indústria do calçado, o complexo, que ainda hoje é operacional, está situado em Alfeld an der Leine na Baixa Saxónia. Com suas vastas extensões inovadoras de painéis de vidro e estética funcionalista, o complexo prenunciava o trabalho da escola Bauhaus e é um marco na o desenvolvimento da arquitetura na Europa e América do Norte. Pela primeira vez, uma fachada completa é concebido em vidro. A construção que teve maior influências na Fábrica Fagus foi a fábrica de turbinas AEG projetada por Peter Behrens. Gropius e Meyer trabalharam no projeto e com a Fagus, eles apresentaram a sua interpretação e crítica ao trabalho de seus professores. A principal edificação da Fagus pode ser vista como uma inversão da fábrica de turbinas. Ambas tem cantos sem suporte, e superfícies de vidro entre pilares que cobrem toda a altura do prédio. Entretanto, na fábrica de turbinas os cantos são cobertos por elementos pesados que se inclinam para o interior. As superfícies de vidro também se inclinam para o interior a são menores do que os pilares. Os elementos de suporte de carga são atenuados e a construção tem uma imagem de estabilidade e monumentalidade. Na Fagus exatamente o oposto acontece; os cantos são mantidos abertos e os pilares são diminuídos, deixando a superfície de vidro para a frente.[pic 9][pic 10]

[pic 11]

  • Monumento Memoria Vítimas Golpe Estado de Kapp, Weimar, Alemanha.

[pic 12][pic 13]

  • Bauhaus – Dessau, sede da Staatliche Bauhaus em Dessau, Alemanha.

[pic 14][pic 15]

  • 1938 – Casa Gropius, Lincoln, Massachusetts, Estados Unidos.

Características principais encontradas na arquitetura de Walter Gropius  

  •  Ausência de elementos decorativos, considerados secundários: exige-se a maior pureza na composição arquitetônica;
  •  Materiais pré-fabricados, como o betão, o aço e o vidro, são considerados nobres e profusamente utilizados;
  •  Nitidez das formas, pureza das superfícies (linhas directas, ângulos retos, formas elementares austeras e lisas, coberturas planas);
  •  Edifícios quase sempre paralelepipédicos e rebocados de branco;
  •  Assimetria equilibrada (em vez da simetria, tradicional desde o período do Renascimento);
  •  Bandas de janelas que estruturam a fachada ou fachadas-cortina em vidro, que garantem ampla luminosidade e a ligação entre o interior e o exterior do edifício;
  •  Pilotis (estacas sobre as quais as casas parecem pairar acima do solo);
  •  A estrutura do edifício torna-se visível do exterior: a função e a construção deviam formar uma unidade.

Características principais encontradas na arquitetura de Walter Gropius  

  •  Ausência de elementos decorativos, considerados secundários: exige-se a maior pureza na composição arquitetônica;
  •  Materiais pré-fabricados, como o betão, o aço e o vidro, são considerados nobres e profusamente utilizados;
  •  Nitidez das formas, pureza das superfícies (linhas directas, ângulos retos, formas elementares austeras e lisas, coberturas planas);
  •  Edifícios quase sempre paralelepipédicos e rebocados de branco;
  •  Assimetria equilibrada (em vez da simetria, tradicional desde o período do Renascimento);
  •  Bandas de janelas que estruturam a fachada ou fachadas-cortina em vidro, que garantem ampla luminosidade e a ligação entre o interior e o exterior do edifício;
  •  Pilotis (estacas sobre as quais as casas parecem pairar acima do solo);
  •  A estrutura do edifício torna-se visível do exterior: a função e a construção deviam formar uma unidade.

Prémios ganhos

  • Royal Gold Medal - Instituto Britânico de Arquitectos, como forma de reconhecimento da contribuição internacional para a arquitectura, em 1956;
  • American Institute of Architects, AIA Gold Medal – em 1959;
  • Goethe Prize - Premio alemão de alto prestígio, Goethe Prize of Frankfurt em 1961.

Conclusão

Criou uma das melhores escolas de desenho, a Bauhaus unindo a arte plástica com a arquitectura. Walter Gropius com sua ideología de desenho nos deu os parámetros do racionalismo arquitectónico, “a forma segue a função” demostra que todos os desenhos deveriam ser funcionais e sem estética.


https://municipaldreams.wordpress.com/2014/01/

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