EVOLUÇÃO DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO - BRASIL
Por: Washington Gomes • 21/4/2016 • Relatório de pesquisa • 595 Palavras (3 Páginas) • 506 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO
ARQUITETURA E URBANISMO
ANTº WASHINGTON GOMES DOS SANTOS
RELATÓRIO – AULA DE CAMPO
EVOLUÇÃO DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO - BRASIL
QUIXADÁ – CEARÁ
2016
[pic 2]
Relatório referente a aula de campo, realizada aos 02 de abril de 2016, no Centro Histórico da cidade de Aracati – CE, com a turma de Arquitetura e Urbanismo – 5º Semestre, sobre os cuidados e orientação da Professora Especialista Valéria Soares.
INTRODUÇÃO
O presente relatório traz, consigo, uma síntese de uma aula de campo, realizada aos 02 de abril de 2016. Na oportunidade, a Professora da disciplina de Evolução da Arte, Arquitetura e Urbanismo – Brasil, Valéria Soares, realizou, juntamente com os alunos, a partir de um roteiro previamente elaborado, uma visita ao Centro Histórico da cidade cearense de Aracati. Através da visita, a turma do 5º Semestre de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Católica Rainha do Sertão, teve o privilégio de conhecer de perto as histórias da cidade supracitada, antes vista, pela maioria, apenas como conteúdo das aulas. Através da iniciativa, foi possível enriquecer ainda mais os conhecimentos a respeito do período colonial de Aracati e do Ceará.
A aula iniciou-se por volta das 10h00min onde nos encaminhamos ao Museu Jaguaribano, antiga residência construída em estilo neoclássico, sendo, juntamente com a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, um dos marcos da ocupação colonial do Ceará por meio de Aracati. O casarão, denominado museu desde 1968, fechou por diversas vezes, até ser restaurado pelo IPHAN. O sobrado está implantado no centro histórico tradicional e é distribuído em três pavimentos. Sua fachada principal destaca-se pelo revestimento em azulejo português. Outra característica forte do museu e do estilo neoclássico, é a quantidade de portas e janelas e o uso de madeira no piso e teto. Além dos aspectos construtivos, foram evidenciados, também, aspectos históricos da região, como os filhos de Aracati que obtiveram prestígio Sociocultural, seja local, regional ou, até mesmo, nacional; peças de mobília que foram, outrora, pertencentes a várias pessoas ilustres de épocas distintas. Conhecemos um pouco da educação da época e o artesanato dos dias de hoje, fonte de renda para o museu. Por todos os aspectos citados e sua função social e histórica, a mansão é um dos principais patrimônios tombados da região Jaguaribana.
Após a visita ao museu, os alunos puderam apreciar um pouco mais do centro histórico de Aracati, observando as construções da época do Ciclo do Gado, Ciclo Comercial e do Algodão e Ciclo Industrial, em direção a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
Ao chegar na Igreja, a mesma encontrava-se fechada, porém, era possível apreciar sua beleza que evidenciava as suas características construtivas. Sua porta central ladeada por duas outras entalhadas, possivelmente a faca, revelavam um alto-relevo. Podia-se observar, também pela fachada, alguns sinos, o relógio carrilhão e o registro da sua data de edificação em números romanos (1758).
...