A INTRODUÇÃO E REVISÃO DA LITERATURA
Por: GustavoSierra • 21/4/2022 • Resenha • 322 Palavras (2 Páginas) • 92 Visualizações
INTRODUÇÃO E REVISÃO DA LITERATURA
Vazão refere-se ao volume de um fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, em uma unidade de tempo. Vazão, em outras palavras, é a velocidade com que um volume se escoa. Vazão corresponde à taxa de escoamento, ou seja, quantidade de material transportado através de uma tubulação, por unidade de tempo. Outra definição é a de um fluxo volumétrico. Um conduto livre pode ser um canal, um rio ou uma tubulação. Um conduto compelido pode ser uma tubulação com uma pressão positiva ou negativa. Como resultado, é possível escrever uma vazão da seguinte forma:
Q = v.a
Com uma área a em m2 e uma velocidade v de escoamento de v
em m/s, a vazão é m3/s.
O principal constituinte do tipo de restrição mais utilizado é a placa orifício. É usado para medir a vazão de líquidos limpos com baixa viscosidade, bem como a maioria dos gases e vapor de água em baixa velocidade. A placa do orifício é um elemento de precisão satisfatória. O uso de uma placa de orifício para medição de vazão é legal, mesmo em aplicações comerciais como compra e venda de produtos. Medidor de vazão que é classificado como deprimo gênio, pois incentiva a redução da seção transversal a fim de obter uma vazão. Para obter uma equação para a vazão, use-se a equação de conservação de massa e a equação de Bernoulli.
Sua estrutura se resume a uma placa transversal ao escoamento, de pequena espessura, na qual um furo cilíndrico foi usinado. A variação na seção transversal do escoamento provoca um aumento da velocidade e uma diminuição da pressão. No entanto, quando ocorre uma mudança repentina na área, causa muita turbulência, o que resulta em uma "perda de carga", bem como menos precisão na medição da pressão.
OBJETIVOS
O objetivo do experimento é medir a vazão volumétrica usando dispositivos como o Placa de Orifício, Pressostato e Medidor de Vazão.
...