A Iluminação na Arquitetura Comercial
Por: Luana Amaral • 15/2/2021 • Relatório de pesquisa • 471 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
A iluminação na Arquitetura Comercial
Este é o ponto principal para a arquitetura comercial, porque dependendo da iluminação usada, irá afastar ou aproximar o cliente e o bom projeto arquitetônico deverá pensar nessa estratégia, planejando onde e como elas serão aplicadas. Existem 5 pontos nos quais devem ser levados em conta na hora do projeto: os detalhes, harmonia, risco de ofuscamento, tamanho de luminárias e temperatura da luz.
O projeto deve começar a ser pensado desde a fachada, porque é justamente ali que irá atrair o cliente e também é onde a disputa por ele aumenta entre os comerciantes. Na iluminação da fachada deve-se levar em conta a variação de iluminação natural ao longo do dia e, no caso de lojas, pensar em uma iluminação que destaque o produto desejado, fazendo com que destaque seus detalhes e a marca ganhe a sua personalidade.
Além de valorizar os produtos, a iluminação também tem o papel decorativo, mas o cuidado é essencial, para que não reflita no vidro ou espelho da vitrine, fazendo com que o cliente se canse e vá embora rápido, não pode ser demais, nem de menos. Outro ponto importante é a iluminação de provadores, afinal é onde é decidida a compra. Ali, a iluminação não pode modificar a cor, nem projetar sombra de maneira errada.
No caso de bares e restaurantes, a iluminação mais fria faz com que os clientes fiquem agitados e vão embora mais rapidamente, bastante usada em restaurantes Fast-Food, já com a iluminação mais quente os clientes ficam mais calmos, permanecem por mais tempo, consumindo mais. A iluminação fria traz sofisticação, sobriedade, modernidade e limpeza, deixando as cores menos distorcidas, sendo assim pode ser usada em lojas de joias, aparelhos tecnológicos, supermercados, escritórios. A iluminação quente traz conforto, bem-estar, sensação de aconchego, deixando os objetos menos nítidos. Usar a iluminação branca de maneira indireta também pode ser usado para que não cause ofuscamento e o cliente fique a vontade.
Em supermercados, a iluminação de maneira inadequada, pode trazer até problemas de saúde ao consumidor, devido a escolha errada de alimentos. Deve-se destacar, com luz fria, os alimentos HortiFruti, já que são alimentos naturais, que todos devem consumir e não destacar tanto os alimentos como doces, chocolates, embutidos, tortas e bolos.
É interessante criar pontos de destaques no interior desses comércios, como uma luz no centro e luzes no piso por exemplo, isso faz com que o comércio tenha mais harmonia. Também deve-se tomar cuidado com o tamanho das luminárias a serem usadas. Em ambientes pequenos, luminárias pequenas para não causar ofuscamento ou qualquer incômodo. Em ambientes amplos, luminárias maiores, aplicadas com cuidado para que não atrapalhe o fluxo do cliente.
Conclusão
O projeto arquitetônico deve sempre estar ligado ao de iluminação, para que possa criar pontos de valorização, criando uma estratégia, fazendo com que o cliente se sinta bem e consuma mais.
...